Belém é a cidade paraense que mais recebe denúncias eleitorais desde a abertura dos portões para o segundo turno das eleições deste domingo (28). Até as 10h50, foram 630 denúncias recebidas na capital, seguido de 107 em Ananindeua (Região Metropolitana de Belém) e 102 em Santarém (oeste paraense).
As denúncias são registradas na plataforma desenvolvida pela Justiça Eleitoral, o aplicativo móvel Pardal, e os números tendem a aumentar. Até às 11h06, foram acolhidas 1.297 denúncias em todo o estado do Pará: lideram propaganda eleitoral (591), crimes eleitorais (337), outros (211), uso da máquina pública (97) e compra de votos (57).
O Pardal é uma ferramenta que pode ser utilizada para noticiar diversos tipos de infrações eleitorais, como as relativas à propaganda eleitoral, compra de votos, uso da máquina pública, crimes eleitorais e doações e gastos eleitorais.
Leia mais:As denúncias feitas pelo aplicativo deverão constar, o nome e o CPF do cidadão que encaminhou, além de elementos que confirmem a existência do fato, como vídeos, fotos ou áudios por exemplo. A autoridade responsável por apurar a notícia de infração poderá manter em sigilo as informações do denunciante, a fim de garantir sua segurança.
SAIBA DENUNCIAR
O presidente da mesa, então, comunicará o fato à Polícia Militar, que atuará segundo orientação para os seguintes casos. Outra possibilidade é o eleitor ligar diretamente a Polícia Militar, pelo 190.
(DOL)