Correio de Carajás

Armeira é condenada por homicídio culposo após morte em set

Hannah Gutierrez-Reed foi considerada culpada pela morte de Halyna Hutchins, atingida por um tiro disparado por uma arma segurada pelo ator Alec Baldwin, em outubro de 2021.

Hannah Gutierrez-Reed, ex-armeira de 'Rust', comparece a julgamento em 27 de fevereiro pela morte de Halyna Hutchins — Foto: Luis Sánchez Saturno/Pool/AFP

Hannah Gutierrez-Reed, responsável por cuidar e fornecer as armas do set de “Rust”, foi considerada culpada pela morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins. A condenação é por homicídio culposo e foi anunciada nesta quarta-feira (6), num tribunal do Novo México (EUA). Ela foi presa, mas alega ser inocente.

Hutchins foi morta em outubro de 2021, atingida por um tiro disparado por uma arma segurada pelo ator Alec Baldwin durante filmagens de “Rust”. O ator afirma que não puxou o gatilho.

Serge Svetnoy, eletricista-chefe de 'Rust', e Halyna Hutchins, diretora de fotografia do filme, que morreu no set por um tiro disparado pelo ator e produtor Alec Baldwin — Foto: Reprodução / Facebook de Serge Svetnoy
Serge Svetnoy, eletricista-chefe de ‘Rust’, e Halyna Hutchins, diretora de fotografia do filme, que morreu no set por um tiro disparado pelo ator e produtor Alec Baldwin — Foto: Reprodução / Facebook de Serge Svetnoy

Além de Halyna, o diretor Joel Souza também ficou ferido no incidente. A arma estava carregada com munição real e não cenográfica. Além de estrelar “Rust”, o ator também era produtor do filme.

Leia mais:

A arma que matou Hutchins estava carregada com munição real, não cenográfica. Após o decreto da condenação, Reed foi presa. Ela pode pegar até 18 meses de prisão.

 

Os promotores avaliaram que Reed agiu com negligência. Ela não teria tomado os devidos cuidados nem com o local onde armazenou as armas e munições, nem com a checagem dos objetos.

Reed também era acusada de adulterar provas da cena do crime, mas foi considerada inocente nesse caso.

Os advogados de Reed culpam a produção do filme por, segundo eles, não terem lhe chamado enquanto Baldwin manuseava a arma para uma testagem de ângulos da câmera.

A morte de Halyna Hutchins

 

Baldwin também é acusado de homicídio culposo pela morte de Hutchins.

Uma acusação contra ele foi arquivada em abril de 2023, mas uma decisão de júri em janeiro deste ano alegou que tinha novas provas sobre o caso e, por isso, ele deve ser julgado novamente, em julho.

O primeiro diretor assistente, Dave Halls, era responsável pela segurança nas gravações e se declarou culpado por negligência com arma mortal. Com isso, evitou pegar tempo de prisão.

Alec Baldwin com roupa de seu personagem na gravação de 'Rust' — Foto: AFP Photo/Gabinete do Xerife do condado de Santa Fe
Alec Baldwin com roupa de seu personagem na gravação de ‘Rust’ — Foto: AFP Photo/Gabinete do Xerife do condado de Santa Fe

Quem era Halyna Hutchins

 

Halyna Hutchins tinha 42 anos e era diretora de fotografia. Ela já fez filmes, curtas e produções para a televisão desde 2012, segundo o site IMDb.

Ela nasceu na Ucrânia, cresceu em uma base militar soviética no Circulo Polar Ártico e estudou jornalismo em seu país e cinema em Los Angeles.

Como diretora de fotografia, ela trabalhou em filmes como “Archenemy” (2020), com Joe Manganiello, “Blindfire” (2020) e “The Mad Hatter” (2021).

O disparo aconteceu no set do filme de faroeste 'Rust', no Novo México — Foto: Reuters
O disparo aconteceu no set do filme de faroeste ‘Rust’, no Novo México — Foto: Reuters

Filme sobre morte acidental

 

“Rust” é um filme de velho oeste estrelado e produzido por Baldwin (“Missão: Impossível – Efeito fallout”) que também tem no elenco Jensen Ackles (“Supernatural”) e Travis Fimmel (“Vikings”).

Baldwin interpreta o personagem que dá o nome ao filme, que se passa no Kansas em 1880 e conta história de garoto e avô em fuga após acusação por morte acidental.

Após a morte da diretora de fotografia, as gravações da obra foram interrompidas, sendo retomadas em abril de 2023.

(Fonte:G1)