Moradores de alguns bairros de Marabá já devem ter notado uma novidade que foi instalada na última semana: os totens de monitoramento da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social. As câmeras do moderno sistema de vigilância têm o módulo de reconhecimento facial e outras a tecnologia Optical Character Recognition (OCR), que faz a leitura de placas veiculares.
No totem há um botão, que pode ser acionado por qualquer pessoa caso ela precise de ajuda. Após o acionamento, o contato é feito com qualquer viatura que esteja às proximidades do equipamento. Dessa forma, é dada uma pronta resposta ao cidadão.
O Correio de Carajás foi à Orla Sebastião Miranda e à Avenida Boa Esperança, locais que já possuem o equipamento instalado, para conversar com a população e ouvir dos principais beneficiados por esta tecnologia, o que eles acham de sua implementação.
Leia mais:Quem se aproxima da Orla pela Avenida Marechal Deodoro, na Marabá Pioneira, logo visualiza o totem que foi instalado próximo a um posto da Polícia Militar.
Diversos empreendimentos e bares compõem a geografia dessa localidade e a reportagem conversou com um dos comerciantes mais antigos dessa região.
Santino Pereira Gomes, da Casa Bandeira, acredita que o equipamento é muito bom para a comunidade. “Ter uma fiscalização 24 horas e que pode entrar em comunicação com a parte policial é muito bom e para termos mais segurança aqui para o nosso ambiente”.
Sua loja está localizada na esquina da Marechal Deodoro, de frente para o totem, e Santino prevê que o funcionamento dele vai dar tranquilidade para a população.
Em outro ponto da cidade, na Avenida Boa Esperança (Bairro Laranjeiras, Núcleo Cidade Nova), o totem já está em funcionamento. Enquanto o da Orla ainda tinha sua câmera coberta, o da Boa Esperança está descoberto e com o giroflex ligado.
Por lá, a reportagem conversou com alguns transeuntes, que ainda não sabiam qual a real função do equipamento. A reportagem deu uma breve explicação para eles.
“É muito bom isso aí então, até agora eu não sabia disso. Acho que a segurança vai melhorar por aqui”, reflete Pedro Reis.
Já Edislania Fernandes de Almeida estava por dentro da funcionalidade do totem. Ela já sabia que ele é integrado com uma câmera de monitoramento. Para a marabaense, o sistema moderno é uma maneira de a população pedir socorro quando precisar. “Vai nos ajudar bastante”.
Por enquanto, oito totens devem funcionar em Marabá. Entre os locais escolhidos pelo sistema de segurança estão a Orla do rio Tocantins, na Marabá Pioneira; a Avenida Boa Esperança, bairro Laranjeiras e no Km 6, na Nova Marabá. (Luciana Araújo)