Com o intuito de levar bênçãos aos devotos da padroeira do Pará, integrantes do Círio Missionário vêm visitando centenas de famílias nos últimos dias. O projeto de evangelização já passou por diversas residências durante as peregrinações da imagem da Santa e está na quarta edição em Marabá. “Por onde Nossa Senhora de Nazaré passa, nas paróquias, vai acontecendo o Círio Missionário, que tem como finalidade convidar o povo de Deus para a vida em comunidade e para receber a imagem peregrina que está visitando aquela paróquia. E também deixar o convite para o nosso Círio”, confirma Lady Anne de Souza, diretora de evangelização e missão do Círio 2018.
Segundo ela, cerca de 30 pessoas participam do Círio Missionário, que já finaliza nesta semana. “Em muitas situações, a gente visita pessoas idosas e enfermas, que não tem possibilidade de participar da festividade de 20 e 21 de outubro. Então, o Círio já acontece para essas pessoas, através da visita, da palavra de Deus e benção dos lares. É um projeto muito bonito”. Até o momento, 800 famílias já foram visitadas pela equipe missionária, que conta com integrantes de sete paróquias da Diocese de Marabá. Lady Anne diz que ainda faltam duas paróquias para serem visitadas antes do fim de semana. “Por onde Nossa Senhora passa, antes dela chegar, os missionários passam na frente para anunciar a palavra junto com dom Vital e os padres daquela paróquia”.
Ela relata que as visitas missionárias se transformam em momentos de grande emoção e de reafirmação da fé católica. “É uma recepção muito bonita, porque a gente inicia as missões às 15h e vai até às 17 horas, então, por paróquia e bairro, são duas horas de missões. As famílias ficam muito felizes e nos acolhem com muita alegria e expectativa. Muitos deles dão testemunhos de vidas, de milagres pela intenção de Nossa Senhora de Nazaré, e de muitas situações que eles passaram durante o Círio”, relata. Para alcançar cada vez mais pessoas, diferentes comunidades são visitadas por ano pelo projeto. “Nós, da diretoria, deixamos os padres junto com as comunidades para escolherem o campo missionário, ou seja, uma comunidade daquela paróquia”, explica. Após essa escolha, os missionários visitam as casas do bairro ou comunidade escolhida, para levar a palavra de Deus. “E está em uma proporção em que as pessoas já começam a pedir”, completa.
Leia mais:Nesta quarta-feira (17), o Círio Missionário passou pela paróquia de Nossa Senhora da Conceição, no Bairro Novo Horizonte e, hoje, quinta-feira (18), o projeto chega à Paróquia de São Francisco de Assis, na Cidade Nova. “Este ano teve algo histórico, nós levamos o Círio Missionário para a aldeia indígena. É um projeto que estamos iniciando e, no ano que vem, vamos estender para mais povos indígenas, ribeirinhos e famílias do campo, porque Nossa Senhora de Nazaré é Rainha de todos os povos”. (Nathália Viegas)