Dois homens foram presos em flagrante no município de Pacajá, sudeste paraense, pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e extração ilegal de minério. De acordo com o superintendente da Polícia Civil na região do Lago de Tucuruí, Rodson Mendes, a ação tinha como objetivo dar cumprimento a um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça, que apura o crime de estupro qualificado praticado por um dos presos.
“No momento do cumprimento da ordem judicial, o indiciado e outro homem foram flagrados atuando na atividade de garimpo ilegal. Com a dupla, ainda foram apreendidas duas espingardas calibre 22, com munições intactas”, contou o delegado.
Em diligências para a localizar e prender o indiciado por estupro qualificado, os policiais civis foram informados de que ele estaria na zona rural e foram até a localidade denominada vila “Cururuí”. Ao chegarem no endereço informado, os agentes foram informados de que o indiciado estaria trabalhando em um garimpo ilegal nas proximidades.
Leia mais:Os equipamentos utilizados no garimpo foram destruídos e os demais objetos encontrados no local como armas e munições foram apreendidos. Em depoimento, os presos confirmaram a prática do crime ambiental e ainda forneceram novas informações sobre a origem e a propriedade do garimpo ilegal.
“A Polícia Civil está adotando todos os procedimentos necessários para comunicar os órgãos ambientais responsáveis, bem como a Polícia Federal, no sentido de auxiliar o combate à extração ilegal de minério no Estado do Pará”, conclui o delegado. (Ascom/PCPA)