Correio de Carajás

Projeto Integrador auxilia alunos da rede estadual na escolha de futuras profissões

Divulgação de doze cursos e exposição de materiais estão no rol da programação

Estudantes do Colégio com Supervisão Militar Rio Tocantins (CMRIO), em Marabá, sudeste do Estado, participaram neste sábado (25) de uma Feira de Profissões, dento do Projeto Integrado de Ensino (PIE).

O intuito do PIE, como o próprio nome já remete, é integrar as áreas de conhecimento. A feira contou com a exposição de materiais das diversas áreas, estandes dos cursos de Pedagogia, Direito, Tecnologia de Alimentos e Biomedicina, Medicina, Engenharia Civil e da Computação, Serviço Social, Psicologia, Medicina Veterinária, Enfermagem e Administração, além de banners confeccionados pelos próprios alunos e ainda orientação de profissionais convidados.

Leia mais:

“Os Projetos Integradores de Ensino aproximam cada vez mais a escola da ‘ciência’, porque proporcionam etapas importantes para a aquisição do conhecimento: a pesquisa, a construção de uma tese e a aplicação. Para os alunos aprenderem fazendo, tem muito mais significado”, explica Magno Barros, diretor da 4ª DRE (Diretoria Regional de Ensino).

Gestão- A diretora do CMRIO Elsivan Machado detalha que embora os projetos integrados sejam realizados com os 1º e 2º anos, foi decidido que todas as séries do Ensino Médio participariam da Feira de Profissões. Na divisão de tarefas, as primeiras séries do EM realizaram o trabalho de pesquisa durante o bimestre e também de apresentação para hoje, já as terceiras séries ficaram responsáveis pela visitação dos estandes e a avaliação de cada trabalho, todos coordenados por docentes (orientadores). “Foi um belíssimo trabalho, resultado de muito esforço e dedicação tanto dos alunos como de toda a equipe escolar”, sintetiza a gestora da instituição de ensino.

A professora de inglês Keily Cristina dos Reis Mesquita destaca que o tema “profissões” escolhido no PIE foi para que os alunos tivessem uma visão ampla das diversas áreas disponíveis para atuação profissional. “Como sempre, os nossos alunos foram muito dedicados e eles fizeram uma apresentação hoje impecável dos trabalhos que eles mesmos produziram, e aí tudo com muito envolvimento e capricho, foi ótimo”, frisa a docente.

Participação- A estudante Jamylle Beatriz Araújo da Silva Reis, do 2° ano, turma “Alfa”, classificou como “incrível” a Feira das Profissões. “Foi um sucesso e extremamente importante para nosso desenvolvimento pessoal, porque ao mesmo tempo que nós estávamos ali compartilhando conhecimento, nós também estávamos adquirindo e nessa reta final de ensino médio é interessante que viemos analisar com calma e o queremos atuar no mercado de trabalho. Uma das áreas que ficamos responsáveis foi a Biomedicina, também a Tecnologia de Alimentos, onde tivemos um vasto conhecimento acerca de ambas e aprendemos tanto acerca dessa área tão requisitada que é a Biomedicina, que possui mais de 20 áreas de atuação, que vem crescendo e estando em alta atualmente, quanto acerca da Tecnologia de Alimentos, primordial para indústria alimentícia”, explica a aluna.

Governo- O secretário regional de governo do sul e sudeste do Pará, João Chamon Neto, considerou o projeto como mola mestra para a escolha dos jovens em relação às futuras profissões. “Muito louvável a iniciativa de realizar a Feira das Profissões, antes de escolher o curso e a carreira tão sonhada desses alunos. O que percebemos é que projetos como este, auxiliam não apenas em questões conteudistas, como também contribuem para formação do alunado para a vida. Parabenizo a todos da Seduc pelo belo projeto integrador”, finaliza o secretário.

Texto: Emilly Coelho (Ascom/Secretaria Regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará)
Fotos:Divulgação