O Concurso Público destinado ao preenchimento de vagas de cargos do quadro de pessoal efetivo da Prefeitura Municipal de Parauapebas (PMP) tem movimentado a cidade neste domingo (19). Com mais de 22 mil candidatos inscritos, diversos deles se deslocaram de outras cidades – e estados – buscando os salários que chegam aos R$ 22 mil em cargos de nível superior.
Esse movimento se refletiu principalmente nos serviços de hotel da cidade, que lotaram com a chegada dos concurseiros. A reportagem do Correio de Carajás conversou com alguns gerentes e funcionários de hotéis da cidade, que falaram sobre o movimento incomum na “Capital dos Minérios”.
“Durante a semana tivemos uma grande procura por disponibilidade para esse final de semana do concurso, o hotel fechou com sua ocupação em 100% neste sábado (18) e isso se deve ao grande número de concurseiros”, explica um dos gerentes.
Leia mais:Sobre o público, ele destacou que o perfil é principalmente de jovens que buscam oportunidades em Parauapebas e vem de todos os estados do Brasil em busca dos salários oferecidos nos cargos da PMP.
Em outro hotel da cidade, os funcionários destacaram a correria para fazer os check-ins no sábado com a demanda inesperada. Segundo uma das funcionárias, os concurseiros vieram sobretudo de outras cidades do Pará e do Maranhão. Ela citou municípios como Marabá, São Félix do Xingu, Curionópolis, Canaã dos Carajás e São Domingos do Araguaia, além da capital maranhense.
A expectativa, segundo ela, é uma nova demanda grande para a segunda etapa do Concurso Público, que ocorre no próximo domingo, 26, para o cargo de Auxiliar Administrativo.
CONCORRÊNCIA
Os 22.290 inscritos foram distribuídos entre cargos de nível elementar até superior, com 8.890 para cargos de nível superior, 9.489 para cargos de nível médio, 1.780 para cargos de nível elementar de Auxiliar Operacional e 2.131 para cargos de nível auxiliar de Agente de Defesa Civil II.
O mais concorrido é o nível superior, que tem 17 cargos distintos com uma vaga cada. No nível médio, são 227 vagas, com 112 delas para o cargo de Auxiliar Administrativo, seguido do Auxiliar de farmácia com 28 vagas disponíveis. Aos que tem Curso Técnico em Saúde Bucal, 20 vagas estão em disputa.
Para o nível elementar, são 111 pessoas disputando por cada uma das 16 vagas para o cargo de Auxiliar Operacional, enquanto a concorrência é um pouco maior paga o cargo de Agente de Defesa Civil II, onde foram ofertadas 15 vagas, com concorrência de 142 pessoas por vaga. (Clein Ferreira)