Correio de Carajás

Com dobradinha de 1º lugar, estudantes da Escola Pedro Peres vencem concurso de redação em Marabá

Elizanilde Alves Sousa (esq.) e Francerly de Almeida Silva (dir.) deram à Escola Pedro Peres Fontenelle a dobradinha de 1º lugar

A Escola Pedro Peres Fontenelle, do Núcleo Morada Nova, foi premiada duplamente pelo Concurso de Redação e Desenho da Rede Municipal de Ensino (ConRede), edição de 2023. Elizanilde Alves Sousa e Francerly de Almeida Silva são alunas do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), mas de etapas diferentes, e garantiram o primeiríssimo lugar nas categorias poemas e crônicas (desse segmento), respectivamente.

O mérito da vitória, mais que merecido pelas alunas, também se estende às professoras Renata Magalhães (1ª e 2ª etapa) e Auricélia Carvalho (ensino personalizado). Elas são as mentoras responsáveis por conduzir, com maestria, os caminhos das escritoras premiadas até o pódio.

Navegar pelo banzeiro da escrita é desafiador, principalmente para quem retorna para as carteiras escolares após um longo período de afastamento, como é o caso de Elizanilde.

Leia mais:

Transbordando em palavras o sentimento de gratidão, Elizanilde Alves Sousa evidencia o empenho da professora Renata. A aluna conta que a dedicação e paciência da educadora contribuíram com a sua aprendizagem justamente no momento que ela retoma sua vida educacional, após um longo hiato.

Com igual eloquência, Francerly de Almeida Silva é enfática ao compartilhar que o suporte de Auricélia foi primordial para ela chegar ao pódio. Inclusive, tantas foram as idas e vindas de sua escrita, que em alguns momentos ela achou que não daria conta da caminhada.

 Assim como todo escritor, eventualmente Francerly compreendeu que a arte da escrevedura é feita inícios, revisões e recomeços.

Renata Magalhães (esq.) e Auricélia Carvalho (dir.) são as professoras responsáveis por conduzir, brilhantemente, as estudantes ao pódio

O CONCURSO

Realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), o ConRede premia todos os vencedores em cerimônia que este ano, excepcionalmente, será realizada em cada escola.

Além da Escola Pedro Peres, outras 19 escolas de Marabá foram premiadas em 1º, 2º e 3º lugar, em cinco categorias:

No quesito ‘Desenhos’, duas categorias foram premiadas.

Da educação infantil, Jardim I e II, o 1º lugar ficou com o NEI Raimundo Almeida Santos; 2º lugar, NEI Dr Deodoro de Mendonça e 3º lugar, NEI Liberdade.

Do Ensino Fundamental, 1º ao 3º ano, a 1ª colocado foi a Escola Cristo Rei; 2ª colocada Escola Joel Pereira Cunha; e em 3º a Escola Salomé de Carvalho.

Gênero poema, 4º e 5º ano do fundamental – 1º lugar com a Escola Tereza de Castro; 2º lugar com a Escola Salomé Carvalho e o 3º lugar com a Escola Dinalva Gomes.

Gênero poema, EJA 1ª e 2ª Etapa – 1º lugar, Escola Pedro Peres Fontenelle; 2º lugar, Escola Martinho Mota e 3º lugar, Escola Darcy Ribeiro.

Gênero memórias, 6º e 7º ano do fundamental – 1º lugar, Escola Cisne Branco; 2º lugar, Escola Darcy Ribeiro e 3º lugar, Escola Rio Tocantins.

Gênero crônicas, 8º e 9º do fundamental – 1º lugar, Escola Pequeno Príncipe; 2º lugar, Escola Rio Tocantins e 3º lugar, Escola Anísio Teixeira, professora Raquel Maria Maia Gomes;

Gênero crônicas, EJA ensino personalizado – 1º lugar, o Centro de Educação de Ensino Fundamental e Médio de Jovens e Adultos (CEEJA) Tereza Donato (extensão na Pedro Peres Fontenelle); 2º lugar, a CEEJA Tereza Donato (extensão na Josineide Tavares) e 3º lugar, CEEJA Tereza Donato (sede).

(Luciana Araújo)