A instalação de unidades demonstrativas para irrigação de Sistemas Agroflorestais (SAF’s) por meio do Programa Territórios Sustentáveis (TS), no âmbito das ações executadas pela Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), marcou o “Dia de Campo” realizado nos dias 17 e 18 deste mês, respectivamente, nos municípios de São Domingos do Araguaia e São Geraldo do Araguaia, ambos localizados na Região de Integração de Carajás.
Além de servidores da Sedap, participaram da programação representantes das prefeituras locais – que são parceiras da secretaria nas iniciativas sustentáveis – das secretarias municipais de agricultura e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater).
Leia mais:
Em São Domingos do Araguaia, foi apresentada a Unidade Demonstrativa de Sistema Agroflorestal com a cultura do cacau. Participaram da ação, segundo informou o coordenador do TS pela Sedap, Tiago Catuxo, 40 agricultores e técnicos das prefeituras e da Emater dos municípios de Itupiranga, Bom Jesus do Tocantins, Marabá, São João do Araguaia, Brejo Grande do Araguaia e Nova Ipixuna.
“A propriedade trabalhada foi do agricultor Lourival que apresentou dois sistemas: um de enriquecimento de área e outro de cacau em cabruca com irrigação” esmiuçou Tiago Catuxo.
Na ação, como complementou Tiago Catuxo, também participaram técnicos da Adepará, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Banco da Amazônia (Basa) e do banco Cresol, que orientaram os produtores sobre linhas de crédito.
Modelo– Na última quarta-feira, no município de São Geraldo do Araguaia, o Dia de Campo contou com a presença do secretário de desenvolvimento agropecuário e da pesca, Giovanni Queiroz. O gestor acompanhou a instalação pelo TS em duas propriedades com SAF’s de unidades demonstrativas de irrigação localizadas na aérea conhecida como “PA Boqueirão”. Conforme destacou Queiroz, que ouviu as explicações sobre o funcionamento do sistema repassadas pelo secretário municipal de agricultura de São Geraldo do Araguaia, Alberto Laranjeira, os sistemas servem de modelo para os agricultores que são atendidos pelo programa.
Da programação constou, ainda, a apresentação de um pastejo rotacionado para 20 vacas leiteiras, em dois hectares de pasto irrigado. Esse tipo de pastejo é um sistema em que o pasto é dividido em três ou mais áreas menores— chamadas de piquetes —, onde o gado é submetido a períodos alternados de pastejo e descanso.
A programação contou com cerca de 50 agricultores e técnicos da Emater e das secretarias de agricultura municipais. Além de São Geraldo do Araguaia, participaram da ação representantes de Piçarra, Itupiranga, Bom Jesus do Tocantins, Marabá, São João do Araguaia, Brejo Grande do Araguaia e Nova Ipixuna.
Para o secretário Giovanni Queiroz, a programação foi muito positiva, pois o “momento foi de troca experiência entre os produtores e técnicos, essa ação mostra a força do programa Território Sustentável”.
O secretário de agricultura de São Geraldo do Araguaia, Alberto Laranjeira, destacou que a programação foi bastante produtiva. “Tivemos a presença do secretário Giovanni Queiroz e equipe, estamos muito felizes com o resultados desse evento que reuniu mais de 80 pessoas e foi maravilhoso”.
(Agência Pará)