Correio de Carajás

Dudu em: Amiga Lata, Amigo Rio

Eduardo bem extrovertido antes do bate-papo com sua professora, Lia

Luiz Eduardo

(Especial para o Correio)

 

Leia mais:

Olá, eu sou Luiz Eduardo Marinho Costa, tenho sete anos de idade e gosto muito de brincar com carrinhos e brinquedos de animais da fazenda. Eu estudo numa escola chamada Maria Luzia de Oliveira, no bairro São Félix Pioneiro. A minha professora se chama Lia Mendes e ela me ensina sobre o meio ambiente, reciclar e não jogar lixo nos rios para preservar a natureza.

Eu estava na escola fazendo a tarefa, quando o tio Ulisses chegou com a minha mãe Beatriz e a minha prima Wemille. Corri e fui contar sobre o projeto que a tia Lia está ensinando. Sentei com eles e li um pouco o livro “Amiga Lata, Amigo Rio” logo naquela parte de confundir o peixe Douradinho que é cascudo, com um “cascudo”. Nessa hora, o tio Ulisses sorriu.

O livro “Amiga Lata e Amigo Rio” tem uma história que eu gostei muito, e que a professora sempre lê pra mim e para os outros colegas. É de um peixe chamado Douradinho, que vive no rio, aquele que eu e meus coleguinhas gostamos de ir visitar, mas chegando lá a gente viu lixo, garrafa pet, sacola de plástico e muita sujeira.

No dia 5 de outubro visitamos de novo o rio, só que dessa vez eu e a minha professora, quando cheguei que surpresa, minha vó Nete e meu avô Zé estavam banhando no rio, bem no lugar onde a professora disse que devemos aprender a preservar. –  Oi vó, – oi vô! –  Oi Dudu.

No dia seguinte eu fui no portal Correio onde minha mãe é revisora, e quando cheguei… – Ué cadê as crianças? Aqui só tem adulto! Me assustei, mas, logo eu vi minha mãe bem na mesa onde ela trabalha, – Ufa fiquei mais tranquilo. Meio envergonhado, sentei com a tia Milla e comecei a escrever essa história que você está lendo agora.

No final, a tia Milla me perguntou, – Por que não jogar lixo nos rios? Escrevi até a pergunta de novo… por quê? Porque polui os rios, os peixes morrem, não dá para tomar banho e traz muita bactéria.

Depois disso eu falei que gostei de ter passeado no rio, e de ter voltado no portal Correio. Eu gostei de participar junto com as outras crianças, de ser um repórter, de comer pipoca e beber refrigerante lá na redação deles. Eu gosto de contar a história dos rios, então, fiquei feliz de escrever para vocês. Abaixo deixo um desenho para mostrar como fica os rios se você jogar lixo. Olha aí, os peixes morrem.

O desenho que o garoto fez para ilustrar sua notícia. Cuidado com o rio não pode faltar

Sobre o Projeto Amiga Lata, Amigo Rio

O projeto Amiga Lata, Amigo Rio, surgiu através do livro do autor Thiago Cascabulho a partir da contação de história do peixinho Douradinho, personagem principal do livro do autor. A diretora Sueli Nascimento, explica que ao todo são 21 escolas dentre elas a que Eduardo Marinho estuda (Professora Maria Luiza de Oliveira), que aderiram ao projeto. Ela conta que esta é uma parceria feita com a Fundação Casa da Cultura de Marabá, e que tem a finalidade de apresentar a história do peixinho às crianças. “Nós focamos para além da preservação dos rios, como também na reciclagem”, a diretora conta que estão sendo feitas visitas ao rio, bem como recolhimento de lixo e confecção de placas para a conscientização da população.

A diretora Sueli Nascimento explica sobre a ida do autor à escola de Eduardo

Há três meses o projeto está em vigor, e a culminância se dará a partir da visita do autor Thiago Cascabulho à escola ainda neste mês de outubro, e verá de perto os recontos e reciclagens criados pelas próprias crianças.

Por fim, a diretora ressalta a importância de desempenhar este trabalho com os alunos “é fundamental, principalmente para essas crianças que moram às proximidades de rios e igarapés, pois eles vão levar para a família a importância do cuidado” ressalta.