O Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, deu início na segunda-feira (09) a uma série de atividades especiais em comemoração à Semana da Criança. Voltada para os pacientes mirins da instituição, a iniciativa visa criar um ambiente acolhedor e humanizado para esses pequenos usuários.
A programação, organizada pelo Setor de Humanização da unidade do Governo do Pará, começou com atividades lúdicas e educativas que sensibilizaram tanto os pais quanto as crianças sobre a importância de adotar hábitos alimentares mais saudáveis para garantir um crescimento adequado e com saúde.
Sara Priscila, de 9 anos, foi encaminhada à instituição para atendimento ambulatorial com cirurgião pediátrico e demonstrou grande entusiasmo com a ação. “Eu me diverti demais com as brincadeiras aqui no hospital! Elas fazem a consulta médica ficar mais legal. Aprendi sobre comidinhas saudáveis, e vou tentar comer mais frutinhas e verduras”, explicou.
Leia mais:A nutricionista Sarah Adrielle, que atua no Regional de Marabá, enfatizou a relevância desse trabalho. “Nosso objetivo é demonstrar às crianças como é possível se divertir enquanto adquirem conhecimentos sobre escolhas alimentares saudáveis. Estamos ensinando nossos pequenos pacientes a cuidarem da saúde desde cedo”, destacou.
Além das atividades educativas, Daiane Usinski, analista de humanização da unidade, enfatizou que a Semana da Criança incluirá, até a próxima sexta-feira (13), oficinas de desenho e pintura, apresentações de palhaços, distribuição de presentes e uma variedade de outras atividades lúdicas que visam oferecer um ambiente mais humanizado aos pacientes e familiares.
“Estamos empenhados em proporcionar uma semana inesquecível para nossos pequenos pacientes. Queremos que eles se sintam especiais e acolhidos aqui no hospital, e estamos fazendo o nosso melhor para tornar essa data uma experiência alegre e marcante para cada um deles”, afirmou.
O diretor assistencial da unidade, Alan Ferreira, reforçou a importância das ações de humanização voltada aos pequenos usuários. “A Semana da Criança é uma maneira de demonstrar nosso compromisso com o bem-estar integral dos pequenos pacientes e suas famílias. Queremos que eles saibam que estamos aqui não apenas para tratar doenças, mas também para proporcionar momentos de alegria e aprendizado,” enfatizou.
Referência pediátrica – O Regional do Sudeste do Pará é o único da região a dispor de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) exclusivas para recém-nascidos, crianças e adolescentes. São nove leitos de UTI neonatal, nove de UTI pediátrica, além de 11 leitos de enfermaria de cuidados intermediários pediátricos.
A unidade é gerenciada pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). É referência para procedimentos de média e alta complexidade para mais de 1 milhão de pessoas, em 22 municípios da região.
Perfil – O Hospital Regional do Sudeste pertence ao Governo do Pará, é gerenciado pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). É referência para procedimentos de média e alta complexidade para mais de 1 milhão de pessoas, em 22 municípios da região.
(Agência Pará)