Para fortalecer o compromisso com a saúde e o bem-estar dos seus pacientes, o Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, vem desenvolvendo na unidade o projeto ‘Hemovigilância em Ação’, para aprimorar os protocolos de segurança nas transfusões sanguíneas.
A iniciativa realizada pela Agência Transfusional da unidade do governo do Pará, conta com palestras de orientações, atividades lúdicas, treinamentos in loco, entre outras ações, que ajudam garantir que todas as etapas envolvidas na transfusão de sangue sejam realizadas com a máxima segurança e qualidade. No hospital, as transfusões auxiliam no tratamento de uma ampla gama de condições médicas, que vão desde cirurgias complexas, até anemias graves e traumas.
“Implementamos no hospital o projeto ‘Hemovigilância em Ação’, processo que monitora rigorosamente todas as etapas envolvidas na transfusão de sangue, desde a coleta até a administração ao paciente. Essa iniciativa garante a segurança dos usuários e previne possíveis complicações decorrentes das transfusões, como reações alérgicas ou incompatibilidades sanguíneas”, explicou a enfermeira da instituição Crisila Reis.
Leia mais:
No Regional de Marabá, as ações de hemovigilância contam com o valioso apoio de uma equipe multidisciplinar de profissionais de saúde, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos e outros especialistas. Essa colaboração é fundamental para promover a conscientização contínua sobre a importância da implementação de protocolos rigorosos no processo de transfusão sanguínea.
De acordo com Socorro Leão, médica responsável pela agência transfusional da instituição, durante a oficina foi destacada a relevância da melhoria da gestão do sangue, incluindo a implementação do protocolo de PBM – “Paciente Blood Management” (Gerenciamento do Sangue do Paciente).
“O PBM otimiza o uso de sangue, oferecendo uma abordagem mais precisa e personalizada na administração de transfusões sanguíneas. Isso não só garante a segurança dos pacientes, mas também aprimora a eficiência dos procedimentos transfusionais, contribuindo para a prestação de cuidados de saúde mais eficazes e centrados no bem-estar dos indivíduos atendidos”, ressaltou.
A médica enfatizou ainda mais a importância do projeto ao revelar que, na unidade, ele desempenha um papel vital ao disseminar informações cruciais sobre hemoterapia para os profissionais de saúde da instituição por meio do informativo “Gotas de Conhecimento”.
Referência – A Agência Transfusional do Regional de Marabá desempenha papel importante para garantir sangue e hemocomponentes de alta qualidade para pacientes que passaram por transfusões. O setor utiliza mensalmente cerca de 170 bolsas de sangue, provenientes da Fundação Hemocentro do Pará (Hemopa) de Marabá.
O diretor assistencial da unidade, Alan Ferreira, enfatiza o compromisso da agência não apenas em fornecer treinamento e compartilhar informações cruciais sobre o sangue dentro da instituição, mas também em promover regularmente campanhas de doação de sangue, com o objetivo de impulsionar o estoque no Hemopa de Marabá. “As doações de sangue representam atos genuínos de solidariedade, capazes de salvar vidas e infundir esperança naqueles que mais necessitam. Cada doação é um gesto de amor e compaixão inestimável.”
Perfil – O Hospital Regional do Sudeste pertence ao Governo do Pará, é gerenciado pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). É referência para procedimentos de média e alta complexidade para mais de 1 milhão de pessoas, em 22 municípios da região.
(Agência Pará)