Uma caixa d’água derreteu com o excesso de calor de Colinas do Sul, em Goiás. Vídeo mostra o objeto derretendo em meio ao clima quente da cidade.
“Será que o calor no Goiás tá forte? Derreteu a caixa, pelo amor de Deus! ‘Tá quente? Não, só um pouco’”, comenta Beatriz Silva, responsável por fazer a filmagem. Ao BHAZ, ela relata que o incidente ocorreu na casa da mãe.
No dia do registro, a temperatura no município bateu a casa dos 38 °C.
Leia mais:Beatriz afirma que, apesar de nunca ter presenciado algo parecido, não ficou surpresa ao observar a caixa d’água derretendo. “Nem ficamos surpreendidos porque o calor aqui é demais, tá feio o negócio. Minha mãe teve que colocar outra caixa d’água”, diz a jovem de 24 anos.
Caixa d’água pode derreter no calor?
De acordo com o professor da UFMG e mestre em Engenharia de Materiais Glaucinei Rodrigues, o calor pode sim alterar a forma de uma caixa d’água, que é composta de polietileno – um material plástico que pode ser moldado sob temperatura e pressão.
Segundo Rodrigues, a temperatura de fusão do polietileno é relativamente baixa – cerca de 112ºC. “Para se fazer uma caixa d’água, os grãos de polietileno são derretidos em uma máquina aquecida a cerca de 112ºC. Com a exposição ao sol, ao longo do dia, a água contida nela pode ter aquecido e chegado perto da temperatura de fusão, gerando o derretimento”, explica.
(Fonte: BHAZ)