Mais de 63% do eleitorado paraense poderá ser identificado pela digital nestas eleições, um enorme salto em relação aos somente 12% que tinham o registro no pleito de 2014. Dos 5,4 milhões de eleitores aptos, 3,4 milhões compareceram ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PA) no prazo e fizeram o cadastro biométrico. De acordo com a Justiça Eleitoral, 204.914 pessoas não realizaram o cadastro e tiveram o documento cancelado. Em todo o Brasil, mais de 87 milhões poderão ser identificados biometricamente.
Nas eleições 2018, 54 municípios paraenses terão votação biométrica obrigatoriamente. O sistema é utilizado pelo Tribunal Regional Eleitoral desde 2010. O primeiro município a utilizá-lo, ainda naquele ano, foi Capanema, no nordeste paraense. Nas eleições de 2014, nove municípios do Estado tiveram votação biométrica. No ano seguinte, mais 13 tornaram-se aptos. Nas eleições municipais de 2016, o Pará teve biometria em 23 municípios.
Segundo o TRE, o principal objetivo da biometria é garantir mais segurança no momento da identificação do eleitor, afastando assim a possibilidade de erros ou fraudes nas urnas, ou que um eleitor vote no lugar de outro. A revisão biométrica realizada no ano passado por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) previa a inclusão de somente mais quatro cidades, mas o TRE encerrou o período com mais de 52% dos eleitores cadastrados biometricamente.
Leia mais:(Fonte:Diário do Pará)