Correio de Carajás

Em um só dia, Instituto Miguel Chamon entrega 1.400 óculos em Marabá

Foram entregues 1.400 óculos somente nesta quinta-feira, 31, em Marabá - Foto: Evangelista Rocha

Com 1.400 óculos entregues somente nesta quinta-feira, 31, o Instituto Miguel Chamon alcançou, mais uma vez, o seu objetivo: transformar vidas.

As entregas começaram no Ginásio Poliesportivo ‘Erlon Carlos da Silva’, em Morada Nova, que amanheceu lotado. Centenas de moradores daquele núcleo e do Residencial Tiradentes foram até o local para receber um presente mais que especial: seus óculos de grau.

À tarde, as entregas aconteceram no Residencial Tocantins, em frente à Escola Olavo Bilac. A instituição leva o nome do querido avô do deputado estadual Chamonzinho (MDB), que fez questão de ajudar a entregar os óculos para a população que, em retribuição ao cuidado, abraçou e tirou fotos com todos.

Leia mais:

“Estou muito feliz, agradeço muito a Deus pela oportunidade de trazer um trabalho que melhora a vida das pessoas e cuida de muita gente”, disse entusiasmado. Durante sua fala diante da multidão, Chamonzinho fez questão de agradecer o trabalho de todos aqueles que desde o dia 1º agosto estão levando atendimento humanizado e de qualidade para o povo marabaense.

eputado Chamonzinho falou da importância de o Instituto levar o serviço para a população e também agradeceu aos colaboradores – Foto: Evangelista Rocha

“A união de forças é o que faz a diferença, é isso que a gente tem buscado construir. Essas pessoas não têm condições de pagar um exame e o Instituto oferta isso gratuitamente para a população, beneficiando milhares de pessoas, como tem acontecido em tantos outros municípios. E esse carinho é o resultado do trabalho”.

Corroborando à fala do filho, João Chamon Neto, secretário Regional de Governo, expressa a alegria em presenciar uma ação que ajuda tantas pessoas. “Comemoro este momento e parabenizo o Chamonzinho em nome do Governo do Estado, que eu represento”, complementa, relembrando que há 27 anos o pai, Miguel Chamon, faleceu e foi veemente ao afirmar que o gesto de Chamonzinho seria motivo de orgulho e alegria àquele que inspirou o nome do Instituto.

João Chamon expressou que seu pai, Miguel Chamon, estaria orgulhoso do neto – Foto: Evangelista Rocha

A MULHER MAIS FELIZ DO MUNDO
Protagonistas da festa, os marabaenses que foram receber seus óculos nesta quinta-feira compartilharam com a reportagem o sentimento de gratidão. “Neste momento estou me sentindo a mulher mais feliz do mundo. Os meus óculos já estavam vencidos, eu estava com dor de cabeça, não enxergava quase nada. Mas agora, meu amigo, eu estou vendo tudo direito e agradeço muito”, conta Tereza do Nascimento Lima, 63 anos. A anciã fez questão de dar um abraço apertado em Chamonzinho, gesto afetuoso que retratou todo o seu agradecimento pelo objeto que, segundo ela, custaria R$ 1 mil se fosse comprado.

Tereza fez questão de abraçar Chamonzinho. Cristina Mutran, João Chamon, Coronel Araújo e Pedrinho Corrêa prestigiaram a cena – Foto: Evangelista Rocha

Para o jovem Ruan Hernandes da Silva Bezerra, 16 anos, estudante do 9º ano, não foi diferente. Ele revela que já vinha sentindo dificuldade, por não conseguir enxergar a lousa com clareza. Agora, com os óculos, sua qualidade de vida terá um belo ‘upgrade’.

“Esse é meu primeiro óculos. Na escola os professores reclamavam muito, eu não enxergava de longe e aí surgiu essa oportunidade e eu vim. Se não fosse o Instituto, eu teria óculos só ano que vem, ou no final desse ano. Eu tinha de sentar perto do quadro (na escola), agora conseguirei ver, ler e fazer tudo direitinho”.

Chamonzinho é cercado pela população que deseja tirar uma foto como forma de lembrança pelo momento especial – Foto: Evangelista Rocha

Para Fabiana da Silva, moradora do Residencial Tocantins, a oportunidade de poder usar óculos é maravilhosa. Assim que recebeu, foi tirar uma foto com o deputado Chamonzinho em forma de agradecimento. “Estava esperando há muito tempo já que não tenho condições financeiras de pagar um exame e nem de comprar os óculos. Gostei muito da consulta. Isso é maravilhoso, porque além da consulta médica, a gente ainda recebe os óculos. É uma alegria muito grande”, comemora.

Jaciara e a família toda reunida com os óculos no rosto – Foto: Evangelista Rocha

Com a família toda reunida, Jaciara de Jesus estava só sorrisos com os óculos nas mãos (ou melhor, no rosto). “Estamos felizes com a oportunidade que o Instituto trouxe pra nossa comunidade. Só temos que agradecer. Só óculos maravilhosos. Estamos enxergando de novo”, finaliza.

Nesta sexta feira, 1º de setembro, as entregas continuam no Núcleo São Félix. (Luciana Araújo e Ana Mangas)