Duas mortes por intervenção policial foram registradas na cidade de Altamira, região sudoeste do Pará. Os mortos são Tárcio Aparecido Sousa Silva e Wallison Rodrigo Viana da Costa. A dupla é suspeita de matar a tiros o motociclista Aoilam Monteiro Ferreira, de 32 anos.
A polícia apreendeu aproximadamente 500 gramas de entorpecentes e também armas de fogo durante a operação.
Desde o dia 9 deste mês, o serviço de inteligência investigava os últimos homicídios relacionados a uma facção criminosa no município. Durante as investigações, foi confirmada a existência de uma casa de apoio da facção localizada na Rua G-10, Bairro Buriti. Segundo a polícia, o local funcionava como um depósito e centro logístico para a organização criminosa, onde eram armazenados motocicletas, veículos, drogas e armamentos. Além disso, duas lideranças da facção, conhecidas como “torres”, também residiam na casa.
Leia mais:Com base nas informações coletadas, foi solicitado o apoio da Superintendência de Polícia Civil do Xingu para a formalização de um mandado de busca e apreensão na residência. Na última segunda-feira (12), o mandado judicial foi deferido e às 20h equipes do Grupamento Tático Operacional, da Delegacia de Homicídios de Altamira e da Superintendência Regional de Altamira, em conjunto com o serviço de inteligência do CPR VIII, deslocaram-se até o endereço para cumprir a decisão judicial.
Ao adentrarem na residência, os policiais foram recebidos a tiros e, em resposta à agressão injusta, revidaram. Dois indivíduos foram atingidos pelos disparos dentro da casa, onde também estavam presentes duas mulheres e uma criança de 5 anos. Tárcio Silva e Wallison Costa foram socorridos, mas não resistiram aos ferimentos e morreram.
Durante a busca na casa, foram apreendidas duas armas de fogo: uma pistola Taurus G2C calibre 9mm e uma pistola Taurus calibre .40, que pertencia à Polícia Militar do Pará. Além disso, foram encontrados 478 gramas de substância semelhante a Skank (uma forma mais potente de maconha), 4 papelotes de cocaína pesando 2,7 gramas e diversos veículos, incluindo um Renault Captur, um VW Golf e 4motocicletas.
Tárcio era acusado de cometer um homicídio no mesmo dia, às 7h, tendo como vítima Aoilam Ferreira, e era investigado por uma série de homicídios na cidade, supostamente a mando da facção. O segundo envolvido era Wallison Costa, também conhecido como “Zeus” e torre da mesma facção em Altamira. Wallison estava em monitoramento eletrônico, mas com o aparelho desligado, e tinha histórico de envolvimento com tráfico de drogas e roubos. (Antonio Barroso/freelancer)