Correio de Carajás

Atividades marcam a Semana do Surdo

Uma exposição de trabalhos do Centro de Atendimento Especializado na Área da Surdez (CAES) abriu hoje, sexta-feira (21), a programação alusiva ao Dia do Surdo, lembrado no próximo dia 26, quarta-feira. O evento acontece em frente ao Palacete Augusto Dias, na Marabá Pioneira, em Marabá.

Na próxima quarta-feira haverá uma passeata pelos direitos dos surdos, com a saída em frente ao Caes, próximo à Escola Jonathas Athias, às 8 horas.

No dia seguinte, quinta (27), acontece uma roda de conversa no auditório do Campus I da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Os temas serão deficiência auditiva, Língua Brasileira de Sinais (Libras) e educação dos surdos.

Leia mais:

As atividades buscam relembrar as lutas e conquistas para melhores condições de vida: dignidade, educação, trabalho, saúde, lazer e cidadania. Em Marabá, atualmente, são ofertados alguns serviços ao aluno com deficiência auditiva na rede municipal, que conta com o Caes e com a Central de Interpretação de Libras (CIL).

O primeiro atende crianças, jovens e adultos em suas necessidades específicas, com acompanhamento pedagógico e atendimento fonoaudiológico aos alunos usuários de aparelho auditivo ou com implante coclear. Oferece, ainda, aulas de Libras, Língua Portuguesa, comunicação e interpretação em Libras, cursos de Libras e suporte à família do aluno e à comunidade.

Já o CIL é um serviço que conta com profissionais intérpretes para realizar a mediação na comunicação entre pessoas surdas por meio da Libras, no atendimento em qualquer serviço público dentro do município, garantindo acesso às informações e a participação efetiva dos surdos na sociedade, preservando os direitos enquanto cidadãos. (Luciana Marschall)