Mario Serrano nasceu em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense (RJ), mas foi em Marabá, no sudeste do Pará, onde vive há mais de 10 anos, que se reconheceu como o artista Raikage. A estética sonora e as vivências de um artista da periferia do interior do estado foram as principais inspirações de “Isso não é um teste”, novo single e videoclipe do rapper, que chega no próximo dia 25 de maio em todas as plataformas digitais.
“Estamos em um estado muito grande e, principalmente na nossa região, temos muita mescla de culturas e influência artística, visto que boa parte da população vem de fora pelo atrativo que é o trabalho na área de mineração, como é o caso de Parauapebas e Marabá. Como produtor, que também é parte da construção do cenário autoral de Marabá e já trabalhei com diversos artistas locais, cheguei à conclusão de que o que é produzido aqui é muito diferente do que é feito em outras regiões do Pará e deve ser mostrado”, diz.
O elemento regional é marcante na sonoridade apresentada no single, presente no tom mais melódico e cantado da música, característica da cena autoral de Marabá. O som também é bastante influenciado pelo trap e traz, ainda, um “leve tempero” do funk. “Chegamos em um resultado interessante. Uma música que fica fácil na cabeça e uma estética gostosinha pra curtir no ‘rolê’ com a galera”, garante Raikage.
Leia mais:Com o lançamento, Raikage também busca dialogar com os ideais de decolonialidade, com a celebração à música paraense a partir de artistas do interior do estado – sempre os últimos a serem selecionados em editais e festivais de projeção na capital. “Pretendemos romper a distância entre interior e capital no que se refere à produção cultural, visto que, geralmente, quando se fala de música no Pará, a galera já pensa na cena de Belém, que tem muitos artistas talentosos, mas queremos conquistar nosso espaço também”, completa.
“Isso não é um teste” é o primeiro lançamento de um EP homônimo que deve ser lançado no segundo semestre com participação de artistas da região sul e sudeste. A música foi escrita em cima de um beat do beatmaker Chousen (PR) e traz participação especial de Pou (PA), um dos nomes promissores do interior do estado dentro do trap e R&B. O clipe foi gravado em Marabá, com produção, direção e edição de Rayda Lima (PA) e captação de áudio, mixagem e masterização do próprio Raikage, com parceria do Studio 5.
“O videoclipe traz cenas captadas em estúdio e em um hotel bem conhecido da cidade, com cenas intimistas sempre focadas no estilo e conceito propostos. A gente explorou bastante essa estética de olhares misteriosos e fechamento de ‘close’ sempre exaltando a beleza e o estilo das nossas modelos escolhidas para o projeto”, destaca Raikage, que agradece ao elenco formado por Polyana Alencar, Mabia Gonçalves e Adolfo Carvalho.
SOBRE RAIKAGE
Nascido em Nova Iguaçu, em 1996, Raikage vive há dez anos em Marabá, onde já tocou com inúmeros artistas e projetos locais, como Lanara, banda LUI, Jovem Pou e Oriac. Em 2019, começou a produzir profissionalmente, fundando a SubSoundProd. No ano seguinte, lançou o apanhado “Músicas para ouvir com ela”, onde começa a desenvolver uma estética sonora própria, com ambientações e letras baseadas em amores modernos e vivências da vida noturna no interior do estado, mantendo-se em trânsito entre o trap ao R&B. (Divulgação)