Correio de Carajás

Mulher sofre reação alérgica após alongamento de unhas com gel

Lisa Dewey, 36 anos, viu as unhas se despregarem dos dedos, após uma sessão de alongamento na manicure o caso ocorreu no Reino Unido

Foto: Reprodução

A inglesa Lisa Dewey, 36 anos, ficou praticamente impossibilitada de usar as mãos após sofrer uma reação alérgica ao alongamento de unhas com gel. Lisa contou ao jornal britânico Daily Mail que fazia as unhas regularmente há anos, sem problemas. Mas, em fevereiro, depois de um ida à manicure, ela sentiu uma coceira intensa nos dedos, que inflamaram, e percebeu que suas unhas estavam se descamando e desprendendo dos dedos.

“Foi uma surpresa. Eu fiquei com medo de perder um dedo quando percebi que estava tudo roxo ao redor da unha. Tive medo de que estivesse sem oxigênio”, disse a faxineira do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS, na sigla em inglês).

O dermatologista dela diagnosticou o caso inicialmente como uma infecção bacteriana e receitou uma pomada esteroide e antibióticos à Lisa. O problema foi resolvido momentaneamente, mas, em abril, após uma nova tentativa de colocar unhas de acrílico, Lisa voltou a ficar com os dedos irritados, o que a faz acreditar tem alergia ao procedimento.

Leia mais:

Ela conta que as unhas se soltaram novamente e a pele ao redor começou a descamar. A dor era tão intensa que a mulher mal conseguia mexer as mãos. “É embaraçoso ter mãos assim. Isso abalou muito minha confiança. Normalmente não me importo com o que as pessoas pensam de mim, mas agora escondo minhas mãos”, afirma.

Aumento de reações alérgicas

A Associação Britânica de Dermatologistas (BAD, na sigla em inglês) fez um alerta, em abril, sobre as reações alérgicas relacionadas a unhas artificiais após o aumento do número de registros no país.

Os dermatologistas se preocupam com manicures mal treinadas e kits de esmaltes em gel caseiros. Quando os produtos químicos do esmalte em gel como os metacrilatos não secam adequadamente, podem vazar a entrar em contato com a pele. Nessa situação, pode ocorrer a sensibilização aos produtos químicos e o desenvolvimento de alergias. “Isso é muito provável quando as próprias pessoas aplicam um produto ou se o técnico de unhas não recebeu treinamento suficiente”, afirmam.

Os médicos alertam que a alergia aos metacrilatos podem ter consequências ao longo da vida. O produto químico e semelhantes a ele são usados em procedimentos odontológicos, ortopédicos e no tratamento da diabetes, por exemplo. “Muitas pessoas desconhecem as possíveis implicações médicas e odontológicas se ficarem sensibilizadas com os metacrilatos de unhas”, afirma a BAD.

(Fonte: Metrópoles)