Unifesspa
O reitor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) Francisco Costa segue em Brasília em uma série de reuniões com a Secretaria de Ensino Superior do MEC. O tema é aporte de mais recursos de custeio e capital para a universidade, além da criação do Curso de Medicina.
Nova ponte
Leia mais:Depois de muita expectativa nos últimos meses de relacionamento e de negócios com o advento da obra de construção da nova ponte ferroviária sobre o Rio Tocantins, fornecedores de Marabá agora estão preocupados com possíveis subterfúgios das empreiteiras, para não contratar compras no mercado local. Segundo uma fonte disse ao CORREIO, o consórcio Rio Tocantins tem usado comparações com fornecedores de fora na hora de sentar com comerciantes daqui da cidade, embora tenha tratado com a Vale em outro sentido.
Nova ponte II
Consultado sobre o assunto, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Marabá, João Tatagiba, confirmou que também recebeu queixas nesse sentido, e que entende que a culpa não é da Vale, que vem colocando todo o seu staff de suprimentos em reuniões periódicas com os empresários da cidade. Ele entende que o consórcio de empreiteiras pode estar mudando uma conversa que estava mais que alinhada. Voltou a defender que vários serviços e produtos relacionados à obra podem ser atendidos por empresas locais.
Acesso à internet
Menos da metade (44%) dos usuários de internet de 9 a 17 anos já acessam a rede mundial de computadores no ambiente escolar, segundo a pesquisa TIC Kids Online Brasil, divulgada nesta quarta-feira (3) pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil. O percentual sobe para 56% entre os mais ricos, classes A e B, e fica em 34% para as crianças e adolescentes das classes D e E.
Acesso à internet II
Existe uma grande diferença de acesso à internet na escola também pelas faixas etárias. Entre os jovens de 9 e 10 anos, apenas 8% usam a rede no ambiente escolar. Na faixa de 11 e 12 anos, a proporção sobe para 36% e chega a 68% para os adolescentes de 15 a 17 anos. O local em que os jovens mais se conectam é a própria casa, mencionada por 97%.
Desigualdades
Há ainda outras desigualdades no acesso à internet, especialmente em relação a qualidade da conexão. A velocidade é ruim sempre para 31% dos jovens que acessam a rede, enquanto 45% disseram enfrentar esse problema às vezes. O percentual cai para 18% dos que respondem sempre para as famílias das classes A e B. Para as crianças das classes D e E a proporção fica em 39%. A falta de créditos no celular impede a conexão sempre de 22% das crianças e adolescentes e eventualmente de 25%.
Atividades
A atividade mais realizada pelos jovens na internet é ouvir música (87%); seguida por assistir vídeos, filmes ou séries (82%); pesquisa para trabalhos escolares (80%); envio de mensagens instantâneas (79%); pesquisa por iniciativa própria (65%); conversas por chamadas de vídeo (32%).
Redes
O Whatsapp é a rede social mais usada pela faixa entre 9 e 17 anos de idade, sendo acessada por 78% desses jovens, em seguida vem o Instagram (64%), o Tik Tok (60%) e o Facebook (47%). O Tik Tok é a rede favorita para as crianças de 9 e 10 anos, utilizada por 35%. Entre os adolescentes -15 a 17 anos – o Instagram é o mais popular (51%). Mas mesmo entre essa faixa, o Tik Tok é a mais popular para 32%.
Liberdade de imprensa
O Brasil subiu 18 lugares no ranking mundial de liberdade de imprensa, aponta relatório da organização não governamental (ONG) Repórteres Sem Fronteiras (RSF). O país, que estava na 110ª colocação, teve evolução no índice e chegou ao 92º lugar. A situação ainda é considerada problemática.
Liberdade de imprensa II
De acordo com o jornalista Artur Romeu, diretor do escritório da Repórteres Sem Fronteiras para a América Latina, a posição brasileira tem relação com uma expectativa e uma percepção de otimismo de analistas, jornalistas e pesquisadores, consultados para o levantamento. O estudo é apresentado anualmente no dia 3 de maio, Dia da Liberdade de Imprensa.