Campeonato em xeque
No sábado, pagando seu honroso ingresso, muitos marabaenses foram ao Zinho Oliveira prestigiar o Águia contra o Paysandu na semifinal de mais um Campeonato Paraense. E mais uma vez a decepção foi grande, não com o time da casa, mas como o futebol paraense é conduzido e a competição despenca no conceito dos torcedores. No que pese as constantes teorias da conspiração, que existem em todo lugar, mas realmente não há como não destacar que erros gritantes de arbitragem sempre pendem contra o time do interior e pouco pesam sobre os dois gigantes da capital.
Campeonato em xeque II
Leia mais:Até hoje ninguém soube explicar tal “lei da atração” e, a própria Federação Paraense de Futebol (FPF), se mostra pouco preocupada em desvendar esse “mistério”, ou mesmo em trabalhar para afastar tal conceito que ano a ano se fortalece na mente do torcedor interiorano.
Silêncio
Exemplo disso é que ontem a reportagem deste CORREIO contatou a assessoria da FPF por telefone para saber se havia alguma manifestação oficial quanto ao “pênalti que não foi” e que garantiu a vitória do Paysandu. A resposta foi a clássica: que a entidade não comenta sobre a atuação dos árbitros que escala.
Visando a sequência da temporada o Azulão Marabaense contratou 2 jogadores que disputaram o Parazão pelo Castanhal.
Reforços
Por falar em Águia, a equipe segue se reforçando para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série D. Está recebendo o atacante Wander, de 27 anos, que tem passagens por clubes como Bangu, Cabofriense, Madureira e América-RJ. Ele pode jogar tanto centralizado, na posição de 9, quanto pelos lados do campo dando velocidade ao time. Outro que chega é o volante Gabriel Agu, de 23 anos. Ele pertence ao América-RJ e chega por empréstimo após passagem por Vitória da Conquista, Serrano América-RJ clube a qual pertence e claro Castanhal, onde disputou o Parazão 2023.
Reforços II
Ambos os jogadores já vinham treinando com o elenco nos últimos dias e estão na delegação que viajou rumo à Belém para o jogo da Copa do Brasil, Wander inclusive já teve seu nome publicado no BID e pode atuar normalmente, Gabriel espera a oficialização de seu empréstimo na CBF até amanhã apara poder atuar diante o Fortaleza.
Deputado e governador
O deputado Chamonzinho e a prefeita de Curionópolis, Mariana Chamon, tiveram audiência com o governador Helder na noite de ontem (24), em Belém. Na pauta, segundo o parlamentar, assuntos de interesse dos municípios onde ele tem atuação. Ele adiantou que o encontro foi produtivo e que vêm boas novidades por aí para a população.
Polícia
Por falar em governador Helder Barbalho, nesta segunda-feira (24) ele assinou Projeto de Lei para aumentar a remuneração dos integrantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, por meio do escalonamento vertical do círculo de praças e praças especiais. O documento foi assinado na solenidade militar alusiva ao Dia do Patrono das Polícias Militares do Brasil, Joaquim José da Silva Xavier, o “Alferes Tiradentes”. Agora, o texto será encaminhado para apreciação da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa).
Minério do Pará
A Vale produziu 66,8 milhões de toneladas de minério de ferro no primeiro trimestre de 2023 (1T23), 5,8% acima do mesmo trimestre do ano anterior (1T22). Isso foi o que informou a mineradora em recente relatório de produção. Segundo a Vale, o resultado foi impulsionado pelo desempenho mais forte da importante mina S11D, no Pará, e melhores condições climáticas em Minas Gerais.
Pelotas
A produção de pelotas, por sua vez, aumentou 20% na base anual, atingindo 8,3 milhões de toneladas, impulsionada pela maior disponibilidade de pellet feed e menores atividades de manutenção. Já a produção de níquel acabado foi de 41 mil toneladas, um recuo de 13,5% em relação ao quarto trimestre de 2022 e de 10,5% na base anual, “devido principalmente à transição contínua da mina de Voisey’s Bay para operações subterrâneas e à manutenção programada ligeiramente maior na refinaria Matsusaka em comparação com o 1T22”, explica a mineradora. A produção de cobre foi de 67 mil toneladas (kt) no 1T23, uma elevação de 18,4% na comparação anual e de 1,1% na base trimestral.