Uma aliança visando o crescimento de recursos financeiros de Marabá foi realizada na noite de quinta-feira (30), perante mais de 150 convidados que se reuniram no Restaurante Tertúlia e brindaram à boa nova do município. A Associação Comercial e Industrial de Marabá (ACIM) oficializou a parceria com a cooperativa de crédito CRESOL, que promete melhorar o mercado local através do financiamento.
O evento contou com a participação de grande parte da classe comercial do município, que, atenta, presenciou as expectativas dessa união, trazidas ao palco e apresentada aos presentes pelo presidente da ACIM, João Tatagiba e pelo diretor-geral da CRESOL, Antônio Henrique Gripo, o “Tonico”.
A reportagem deste CORREIO testemunhou o momento, entrevistou os líderes deste casamento e ficou por dentro do que cada parte dessa união espera. Tatagiba, explicou que a intenção é que os recursos que são gerados ou passam por Marabá continuem aqui, tendo em vista que, historicamente, eles costumam ser levados para outras localidades, para operações financeiras.
Leia mais:No entanto, pelo sistema cooperativista, como todo correntista é dono, esses recursos são obrigados a permanecer no local. Diante disso, foi criada, inicialmente, uma carteira ao comerciante associado da ACIM e colocada à disposição de entidades que quiserem participar, uma ponte com o documento da associação.
A carteira promete ter alguns diferenciais competitivos com relação aos valores de mercado, para concretizar movimento. Tal valor gerado será revertido para o município em forma de operações financeiras, evitando que recursos em outras instituições financeiras sejam levados para outras localidades e, dessa forma, financie o comércio local, fazendo girar a moeda em Marabá, beneficiando a sociedade na totalidade.
“Quando nós subsidiamos o comércio local, ele receberá um fomento que pode gerar emprego, renda e mais massa salarial”, acrescentou o Presidente, garantindo que se trata de uma parceria que visa o crescimento do município, focando nos empreendedores locais, e que será uma das premissas usadas para provocar o desenvolvimento local. Em resumo, um diferencial competitivo.
Como diretor-geral da CRESOL, Tonico afirmou que pessoas que cooperam e se associam, ganham e, que entidades associadas ganham mais ainda na sua real função por uma cooperativa para dar assistência para seus associados, filiados e sócios. Ele contou que a agência da cooperativa de crédito já está na cidade há dois anos e possui um sistema sólido, que mais cresce hoje no país.
Sobre parcerias, o diretor falou que existe uma parceria com o governo federal para passar recursos oficiais que só calha, e que agora, a aliança é com a ACIM, que já possui mais de 50 anos como instituição sólida do empreendedorismo de Marabá. Com ela, a proposta é fazer com que o CRESOL se torne o banco da cidade.
“Nós sabemos que na Europa e em outras regiões, cada cidade tem seu banco próprio e convém usá-los desde que seja acumulado financiamentos e recursos, considerando que o comércio precisa ser financiado, e financiamento ocorre via instituição financeira”, disse.
Tonico garante que a CRESOL vem para somar e trazer mais crédito para a região, proporcionado, portanto, educação financeira porque, segundo ele, o povo de Marabá precisa estar mais acostumado com que o mundo moderno gira o capital com o financiamento, tendo acesso, assim, a todo o bem que deseja, basta se programar financeiramente para conseguir o crédito. O diretor ainda explica que existe o crédito disponível para quem deseja e quer empreender.
Com uma apresentação trabalhada em números e dados, fora passado à comunidade de comerciantes marabaenses, os benefícios desta aliança que somam atendimento exclusivo, desconto na taxa de crédito de até 15% e no pacote de serviços de até 25%, disponibilização de salas para negócios, personalização de tarifas para cobranças bancárias, tabela especial de taxas adquiridas Stones e sala exclusiva de atendimento ao associado ACIM.
Uma simulação de crédito rotativo também foi apresentada e o valor de R$100.000, dividido em até 24x, terá uma economia em juros pagos de R$7.800 para cooperadas participantes de crédito.
A noite de lançamento também contou com uma homenagem a Tatagiba que, em nome da ACIM, foi nomeado como Embaixador do Cooperativismo, representando a classe empresarial. Ele foi ovacionado com palmas e pelo diretor-geral da CRESOL pela iniciativa de fortalecimento de soluções financeiras para o município.
Em seu discurso diante da condecoração, o presidente da associação comercial se mostrou contente e muito agradecido: “É uma surpresa. Acredito que a palavra que resume o sentimento é gratidão, eu realmente só tenho a agradecer. O que me motiva são vocês, é estar trabalhando em prol da cidade”, finalizou.
E os pontos altos do evento não pararam por aí. Iniciando na prática a proposta de beneficiar a população, a CRESOL disponibilizou um “QR CODE” a todos os convidados, para que fizessem uma inscrição e pudessem concorrer a caixas e cestas com vários brindes. Seis pessoas foram sorteadas e puderam desfrutar dos prêmios.
Em seguida, a noite deu continuidade com um jantar requintado ao som do artista marabaense Jr. Ceceu. (Thays Araujo)