A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) apresentou, em entrevista coletiva à imprensa, nesta quarta-feira (28), o esquema de segurança da “Operação Eleições 2022”. A iniciativa iniciará com o deslocamento de agentes, nesta quinta-feira (29), e se encerrará no próximo domingo (2), nos 144 municípios do estado.
A operação coordenada pela Segup é uma das maiores no calendário da segurança pública do estado, e reunirá todos os órgãos do Sistema de Segurança Pública (Sieds), além de parceiros como órgãos de trânsito municipais, a Polícia Federal (PF) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que vão atuar com ações preventivas e ostensivas.
Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, reiterou a necessidade de mobilização do maior efetivo. “Estamos diante de uma das maiores ações de segurança, portanto todo o planejamento operacional vem sendo realizado com alguns meses de antecedência, para que todas as medidas necessárias sejam adotadas e executadas conforme o planejado”.
Leia mais:Novos policiais civis e militares
“O grande diferencial deste ano, será o emprego de novos agentes das Polícias Civil e Militar que formaram do último concurso e já participam das ações, além da implantação dos centros de comando e controle nas cidades polos, o que facilita a comunicação e monitoramento com mais celeridade. Ressaltamos que nosso objetivo é manter a ordem pública e garantir a segurança de todos os eleitores e servidores da Justiça eleitoral durante todo o pleito”, afirmou o titular da Segup.
Ações – O ciclo operacional, que iniciará amanhã (29), terá o reforço no policiamento em torno dos depósitos das urnas eletrônicas eleitorais e na escolta delas para os locais de votação, assim como o controle do fluxo de trânsito nas vias.
Efetivo – O total de 8.845 mil agentes de segurança pública integram a Operação. Inclusive, 1.049 novos Policiais Civis e 2.277 Policiais Militares que ingressaram nas instituições este ano. Somente na Região Metropolitana de Belém, serão 2.057 agentes, enquanto que 6.788 vão reforçar o policiamento no interior.
Participam da ação, as Polícias Militar, Civil e Científica, Corpo de Bombeiro Militar, Departamento de Trânsito do Estado, Secretaria de Administração Penitenciária, Departamentos de Trânsito Municipais e Grupamentos Aéreo e Fluvial de Segurança Pública, além de Guarda Municipais, Agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana e Policiais Federais.
Comandante-geral da Polícia Militar, o coronel Dilson Júnior Melo afirmou que as tropas da PM estarão em todos os 144 municípios, com reforço extra de 90 homens, na cobertura de vias e das zonas eleitorais. (Fonte: Agência Pará)