Correio de Carajás

É enganoso que Ataídes Oliveira foi o melhor senador que o Tocantins já teve

É enganosa a afirmação de que Ataídes Oliveira foi o melhor senador que o Tocantins já teve, de acordo com post do próprio candidato em sua rede social Instagram. Na publicação, ele garante que seu nome aparece ao pesquisar no Google quem foi o melhor senador do estado. Para justificar a alegação, ele se baseia em informações do site Ranking dos Candidatos, mas além de não possuir base sólida para dados concretos, a página também não elege Ataídes como o melhor parlamentar.

Conteúdo Investigado: Post de campanha eleitoral do candidato a senador Ataídes Oliveira, do Tocantins, afirmando que foi o melhor senador que o estado já teve.

Onde foi publicado: Instagram

Leia mais:

Conclusão do Correio Apura: É enganoso que o candidato foi o melhor senador do Tocantins, como diz o post publicado por ele no Instagram, no dia 18 de agosto de 2022.

De acordo com a publicação de campanha do candidato, ao pesquisar na ferramenta Google quem seria o melhor parlamentar do estado, a resposta seria ele. No único site que possui tal alegação, é possível ler que em meio a um cenário recorrente de escândalos de corrupção e desvios de dinheiro público no Tocantins, o candidato ao Senado Ataídes Oliveira (PROS) é uma das poucas exceções que não envergonhou o Estado e os seus eleitores quando esteve no Congresso Nacional, entre os anos de 2013 e 2019. Ataídes é 100% ficha limpa, e teve um perfil atuante, sendo considerado pelo site Ranking dos Políticos, uma iniciativa da sociedade civil que avalia senadores e deputados federais em exercício, como o melhor parlamentar do Tocantins.

No entanto, a plataforma online Ranking dos Políticos não elege Ataídes como o melhor senador. Entre os anos de 2019 e 2021, é eleito o candidato e já senador Irajá Abreu. É impreciso afirmar, ainda, que Ataídes Oliveira foi o melhor antes disso, já que não há opção de pesquisa para os anos anteriores a 2019.

O site diz que a pontuação dos políticos é definida de acordo com sua atuação no combate à corrupção, aos privilégios e ao desperdício da máquina pública. Para apurar isso, são avaliados dados sobre presenças nas sessões, economia de verbas, processos judiciais e votações dos parlamentares nas decisões mais importantes do Congresso. O site políticos.org.br não possui credibilidade, como aponta os artigos  https://theintercept.com/2018/08/05/atencao-eleitor-nao-caia-no-engodo-chamado-ranking-dos-politicos/ e https://www.olhardireto.com.br/artigos/exibir.asp?id=14129&artigo=8203como-funciona-o-ranking-dos-politicos e, ainda sim, invalida o que foi usado para credibilizar o título de melhor senador do estado do Tocantins.

Alcance da publicação: 86 curtidas e 9 comentários no Instagram

O que diz o autor da publicação: Procurado, ele não respondeu até esta publicação

Como verificamos: O passo a passo sugerido pelo post do candidato foi realizado pela equipe e as informações levantadas no site foram verificadas através do google, como é sugerido por Ataídes, e da plataforma Ranking dos Políticos e as operações disponíveis nela. Os artigos foram checados no site do veículo de informação The Intercept e do site Olhar Direto.

Por que investigamos: O Correio Apura checa conteúdos suspeitos de desinformação no âmbito das Eleições Estaduais no Tocantins e no Pará e que têm viralizado nas redes sociais. Envie conteúdo suspeito para o nosso WhatsApp (94) 99212-4484