A Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Marabá, sudeste do Estado, será anfitriã do I Colégio de Presidentes da OAB-PA. O evento terá abertura na noite de hoje quinta-feira, 1º de setembro, a partir das 19h, no plenário da Câmara Municipal de Marabá, em cerimônia aberta ao público, e deve reunir dirigentes da advocacia de todo o Pará.
Para Rodrigo Botelho, presidente da OAB subseção Marabá, este é um momento importante, com resultados que vão influenciar a vida de milhares de paraenses. “Estaremos em um momento de discutir sugestões, cobranças, deliberações sobre os problemas da sociedade, não só aqui da região de Carajás, mas de todo o estado”, conta o advogado. “Esse é o evento mais importante do triênio da Ordem e estamos muito felizes por sediar esse encontro”.
Em dois dias de reunião dos presidentes estaduais, serão levantadas questões diversas e relativas às especificidades de cada região e município. Ao final, será redigida a Carta de Marabá, um documento produzido a partir de encaminhamentos construídos conjuntamente para as demandas apresentadas, como forma de contribuição da advocacia para o sistema de direitos.
Leia mais:“Fazendo um recorte para a nossa cidade, temos sérios problemas no âmbito da saúde. Marabá, depois de Belém, é o município que mais judicializa demandas como internação, medicamentos e transferências. Observamos aqui também um boom de violência contra mulheres. E não basta reforçar a delegacia da mulher, mas nós não temos, por exemplo, uma estrutura do poder judiciário dedicada à defesa das mulheres, não há uma vara especializada, não temos promotoria voltada à defesa de mulheres”, detalha Botelho. “Até a ausência de uma vara de família também influencia diretamente na demora por decisões sobre pensão alimentícia, reconhecimento de paternidade, questões que são céleres em outras regiões”, explica.
Na abertura do I Colégio de Presidentes da OAB-PA, entre outros momentos importantes, haverá homenagens a personalidades, entrega de carteiras a novos advogados, além de uma conferência ministrada pelo Dr. Diogo Conduru, membro do Tribunal Regional Eleitoral, sobre a participação da OAB no processo eleitoral de 2022. Já na sexta-feira (2), a programação continua no auditório do Hotel Golden Ville, com reunião reservada aos dirigentes da Ordem. (Tay Marquioro – O Liberal)