O magistério paraense tem se mostrado engajado politicamente tratando-se da vontade de integrar o Poder Legislativo. Quase 60 candidatos a deputados federais e estaduais do Estado do Pará estamparão seus nomes nas urnas em outubro deste ano autointitulando-se professores, e dando segmento ao costume brasileiro antigo de se identificar na política pelo cargo profissional.
Para analisar os candidatos, o Correio de Carajás apurou os dados do DivulgaCand, o sistema de divulgação de candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e o que chama a atenção é que o número de docentes praticamente se manteve desde a última eleição, com uma diferença de apenas um candidato a menos na corrida deste ano. Em 2018, 59 professores concorreram ao Poder Legislativo, enquanto em 2022, 58 educadores aspiram aos cargos.
No quadro geral de candidatos, em 2018, 692 pessoas concorrem ao cargo de deputado estadual, e em 2022, o número caiu para 638. A diferença entre os candidatos a deputados federais nas duas eleições é marcante. Há quatro anos 141 pessoas concorriam à função, este ano o número mais que dobra, e atinge a marca de 314.
Leia mais:Dentre os membros do magistério paraense que querem se eleger ao parlamento no ano presente, 15 concorrem a deputados federais, enquanto 43 disputam cargos de deputados estaduais. A nível federal, em 2018, houve 8 candidaturas masculinas e 2 femininas, enquanto que no ano atual 10 homens e 5 mulheres se candidataram ao cargo. Já a nível estadual, nas eleições passadas 16 mulheres e 33 homens se elegeram; em contra partida, 13 mulheres e 30 homens concorrem aos cargos neste ano.
Com relação aos partidos, foi possível identificar que na última eleição, o grupo de destaque entre os candidatos a deputados federais foi o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), com quatro representantes. Este ano, o grupo com maior representatividade é o Partido Socialista Brasileiro (PSB). Tratando-se das eleições a nível estadual, o Partido dos Trabalhadores (PT) apresentou a maior quantidade de políticos em 2018, com sete representações, enquanto em 2022, o Partido Avante lidera, com seis candidatos. (Thays Araujo)