Atualização 27 de agosto de 2022 por Redação
O magistério paraense tem se mostrado engajado politicamente tratando-se da vontade de integrar o Poder Legislativo. Quase 60 candidatos a deputados federais e estaduais do Estado do Pará estamparão seus nomes nas urnas em outubro deste ano autointitulando-se professores, e dando segmento ao costume brasileiro antigo de se identificar na política pelo cargo profissional.
Para analisar os candidatos, o Correio de Carajás apurou os dados do DivulgaCand, o sistema de divulgação de candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e o que chama a atenção é que o número de docentes praticamente se manteve desde a última eleição, com uma diferença de apenas um candidato a menos na corrida deste ano. Em 2018, 59 professores concorreram ao Poder Legislativo, enquanto em 2022, 58 educadores aspiram aos cargos.
Leia mais:
No quadro geral de candidatos, em 2018, 692 pessoas concorrem ao cargo de deputado estadual, e em 2022, o número caiu para 638. A diferença entre os candidatos a deputados federais nas duas eleições é marcante. Há quatro anos 141 pessoas concorriam à função, este ano o número mais que dobra, e atinge a marca de 314.
Dentre os membros do magistério paraense que querem se eleger ao parlamento no ano presente, 15 concorrem a deputados federais, enquanto 43 disputam cargos de deputados estaduais. A nível federal, em 2018, houve 8 candidaturas masculinas e 2 femininas, enquanto que no ano atual 10 homens e 5 mulheres se candidataram ao cargo. Já a nível estadual, nas eleições passadas 16 mulheres e 33 homens se elegeram; em contra partida, 13 mulheres e 30 homens concorrem aos cargos neste ano.
Com relação aos partidos, foi possível identificar que na última eleição, o grupo de destaque entre os candidatos a deputados federais foi o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), com quatro representantes. Este ano, o grupo com maior representatividade é o Partido Socialista Brasileiro (PSB). Tratando-se das eleições a nível estadual, o Partido dos Trabalhadores (PT) apresentou a maior quantidade de políticos em 2018, com sete representações, enquanto em 2022, o Partido Avante lidera, com seis candidatos. (Thays Araujo)