Todos para o hotel
As consequências da falta de energia na segunda e terça-feira, dias 22 e 23 de agosto, ainda estão sendo avaliadas. Vários bairros de Marabá ficaram no escuro e várias empresas tiveram prejuízos. Mas alguns hotéis acabaram lucrando bastante, já que dezenas de famílias deixaram suas casas e foram acomodar-se em hotéis da cidade porque não havia perspectiva para retorno da energia e o calor dentro de casa era terrível, sem contar a presença de muriçoca. Alguns vereadores confessaram esta quarta-feira que procuraram hotel no núcleo Cidade Nova, mas a maioria já estava lotada.
Apagão telefônico
Leia mais:Também por conta do vai-e-vem da energia, o Fórum Trabalhista de Marabá, que abrange a 1ª, 2ª Vara Trabalhista e Núcleo de Apoio às Varas, no Sudeste do Pará, encontrava-se até esta quarta-feira, 24, com indisponibilidade telefônica, tendo em vista problemas ocorridos na central telefônica após a retomada de energia. O Fórum Trabalhista está localizado na Folha 31 e abrange os municípios de Marabá, Abel Figueiredo, Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Itupiranga, Jacundá, Nova Ipixuna, Palestina do Pará, Rondon do Pará, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia e São João do Araguaia.
Cavalgada
Depois de dois anos sem acontecer, no período mais intenso da pandemia, a tradicional cavalgada da Feira de Agronegócios de Parauapebas (FAP) retorna no sábado, dia 27 de agosto, organizada pelo Sindicato dos Produtores Rurais (Siproduz). O trajeto será o já conhecido, partido das cercanias da loja Havan às 8 horas, percorrendo o trecho urbano da PA-275 e acessando o Parque de Exposição, via Estrada Faruk Salmen.
Carreta tombou
Uma carreta que transportava vários carros tombou e ficou atravessada no meio da BR-010, em Irituia, na manhã desta quarta-feira (24). O veículo ficou ocupando os dois sentidos da rodovia federal. Por conta do acidente, a pista ficou interditada. Isso causou longas filas de carros, nos dois sentidos da estrada. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Federal (PF) estavam no local. O trânsito foi liberado por volta das 11h30. De acordo com os agentes da PRF, foram encontradas latas de cerveja na carroceria, mas não foi possível afirmar que o motorista estava alcoolizado.
Mineração
O Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral) disponibiliza o Boletim da Indústria Mineral do Pará, neste mês de agosto, um balanço que aponta dados atuais do setor mineral, do primeiro semestre de 2022. O ranking de exportações das indústrias da mineração por estado revela o Pará como segundo maior exportador de produtos do setor, atingindo o valor de US$ 8,8 bilhões e uma participação de 83%, em relação ao valor total exportado pelo estado.
Mineração II
Segundo o balanço, a indústria mineral continua sendo uma das principais responsáveis pelo bom desempenho do Pará e do país na comercialização com o mercado externo, em função da forte demanda de minério de ferro. O documento completo está disponível no site do Simineral.
Varíola do macaco
O Pará tem sete casos confirmados de Monkeypox, conhecida como varíola dos macacos, informou a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Em Belém são quatro casos confirmados. Há outros dois em Ananindeua, na região metropolitana da capital, e um em Santarém. Todos as pessoas com diagnóstico confirmados têm histórico de viagens e, segundo a Sespa, não há contaminação dentro do Estado.
Varíola do macaco II
Não foi detalhado pelo Estado como os pacientes estão. “O acompanhamento e monitoramento dos pacientes são feitos pelas secretarias municipais de saúde”, disse a Sespa. Outros 18 casos foram descartados. Há ainda 12 casos suspeitos em investigação, notificados por: Santarém (05), Ananindeua (01) e Belém (06).
Empresas abertas
O Brasil abriu mais de 2,3 milhões de empresas de janeiro a julho deste ano, segundo dados do Painel Mapa de Empresas, do Governo Federal. Nesse período, a pesquisa indica que os empreendedores levaram, em média, 1 dia e duas horas no processo de abertura dos negócios, que inclui os pedidos de viabilidade e registro. Em 2021, o tempo médio era de 1 dia e 22 horas.
Empresas abertas II
No Estado do Pará, nos sete primeiros meses de 2022, foram registradas 49.979 novas empresas. No comparativo com 2021, houve uma queda de cerca 44% no ritmo de abertura de negócios, já que 90.225 surgiram naquele ano. Por outro lado, também diminuiu o quantitativo de empresas encerradas entre os dois anos. Foram fechadas 17.394 de janeiro a julho deste ano, enquanto 23.582 no ano passado.