Correio de Carajás

Marabá terá 15 desfiles para celebrar os 200 anos da Independência

Temática que será trabalhada pelas escolas municipais este ano vai abordar trecho da música ‘Tempos Modernos’, de Lulu Santos

Fábio Rogério Gomes exalta a importância do desfile cívico e prevê até 15 mil pessoas apenas no evento de 7 de Setembro

Com uma programação diversificada, com 15 desfiles em apenas sete dias, a Secretaria Municipal de Educação de Marabá pretende comemorar os 200 anos da Independência do Brasil com a participação de mais de 8 mil estudantes do campo e da cidade, além de militares e representantes de entidades.

Para ajustar cada detalhe dos desfiles, a SEMED tem realizado reuniões com diretores de escolas, forças de segurança e servidores da Prefeitura da própria sede da Secretaria de Educação desde o início deste mês.

O diretor geral de ensino da SEMED, Fábio Rogério Rodrigues Gomes, está à frente da organização do evento e ressalta a importância do retorno das comemorações da Independência do Brasil, após dois anos de pandemia. Ele já coordenou reunião com representantes das forças de segurança no núcleo São Félix, juntamente com diretores de escolas daquele núcleo habitacional.

Leia mais:

Na última sexta-feira, 19, foi realizada nova reunião com representantes de várias secretarias que atuarão na organização dos desfiles. Na ocasião, foi apresentado o cronograma de desfiles em 13 localidades da zona rural, bem como os croquis com os itinerários dos desfiles que acontecerão nos núcleos urbanos. No dia 2 de setembro será no núcleo São Félix e no dia 7 na Marabá Pioneira.

“A SEMED vai socializar toda a programação do desfile, quantitativos, mapas temáticos onde os desfiles acontecerão, trajetos, acessos, e definir responsabilização de cada agente, de cada secretaria para esse momento. Realizamos uma grande reunião de alinhamento do governo para as atividades relacionadas à Semana da Pátria, seja na cidade ou no campo.”, ressalta o diretor.

Ele prevê que a programação da semana da pátria deve reunir entre 10 e 15 mil pessoas na Marabá Pioneira, sem contar nos outros 14 desfiles. “Devido às obras de recuperação asfáltica em Morada Nova, o desfile do dia 2 será realizado no núcleo São Félix. A programação terá como tema “Eu vejo a vida melhor no futuro”, verso da música ‘Tempos Modernos’, de Lulu Santos, e exemplifica bem o sentimento, após dois anos sem os desfiles por causa da pandemia de covid-19”, observa Fábio Rogério.

“As expectativas são as melhores possíveis após dois anos. Os nossos desfiles são extremamente profissionais, muito bonitos, agradam muitos aos marabaenses. Todos esperam ansiosos. Teremos algumas novidades durante o percurso e estamos muito felizes em retornar. Tenho certeza que será um grande espetáculo patriótico”, destaca a secretária municipal de Educação, Marilza Leite.

No evento em São Félix vão desfilar estudantes das escolas Arco Íris, Jarbas Passarinho, Pequeno Pajé, Maria Luzia de Oliveira, Evandro Viana, Paulo Umbelino Ferreira, Julieta Gomes Leitão, Nossa Senhora de Fátima, Pedro Peres Fortenele, Izaura Noceti, Walquise Viana e Núcleos de Educação Infantil Maria Pereira de Sousa. Também vão marchar pela avenida Guarda Municipal, Departamento Municipal de Segurança Patrimonial (DMSP) e Fundação Casa da Cultura (FCCM), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Exército Brasileiro.

Já no desfile de 7 de setembro, na Marabá Pioneira, participam alunos de 16 escolas: José Mendonça Vergolino, Rufina Nascimento, Deodoro de Mendonça, Ida Valmont, Tereza de Castro Aquino, Cristo Rei, Anísio Teixeira, Tereza Donato de Araújo, José Flávio Alve, CMRio, Tancredo Neves, Martinho Mota, além dos Núcleos de Educação Infantil Arco Íris, Maria Clara Machado e São Félix.

Também entram na avenida membros dos grupos de escoteiros, desbravadores, aventureiros, colégios particulares, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Exército, Polícia Rodoviária Federal, APAE e igrejas.

Nas vilas rurais serão realizados 13 desfiles, do dia 1º a 4 de setembro, com a participação de mais de 4.000 estudantes.

 

(Ulisses Pompeu)