Na manhã de sexta-feira, 29, uma equipe do Departamento de Educação Ambiental (DEA) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Marabá (Semma) realizou uma reunião de orientação aos moradores e donos de bares no balneário Taboquinha, às margens do rio Itacaiúnas.
Entre as orientações repassadas estão o cuidado com o lixo, a limpeza do rio e a sensibilização dos banhistas pelos donos de estabelecimentos. A reunião foi solicitada pelo Instituto Guarda Ambiental Força Especial (IGAFE), organização do terceiro setor voltada para o monitoramento e cuidado com o meio ambiente.
Segundo Socorro Medeiros, coordenadora do DEA, os donos de estabelecimentos no balneário estão de parabéns por manterem seus espaços limpos. Na oportunidade, eles tiraram dúvidas com a equipe do departamento
Leia mais:“Estão de parabéns os moradores e as pessoas que têm bar aqui na Taboquinha. Tudo limpo, tudo dentro dos conformes, tudo arrumadinho. Eu acho que a intenção deles está muito bacana de conservar o ambiente onde eles moram e trabalham. Vamos, em outra oportunidade, tentar sensibilizar a população que vem utilizar o rio para seu lazer. A gente está aqui para dar apoio para eles e vamos continuar o nosso trabalho”, ressalta a coordenadora.
O IGAFE realiza monitoramento por meio de postos de observação e ações nas áreas de proteção ambiental do município com parcerias com a Semma há três anos e o Ministério Público.
“O objetivo é orientar eles com relação à questão de queimadas, resíduos sólidos. A gente acredita que o nosso trabalho ajuda os órgãos ambientais porque a demanda é muito grande. Então, é uma forma que a sociedade tem para estar auxiliando em alguns pontos que, às vezes, o estado não consegue alcançar”, pontua Wildeglan dos Santos, agente do IGAFE.
Tatiane Nascimento mora há mais de dois anos na localidade, além de ter um estabelecimento no balneário. Ela conta que em seu local de trabalho sempre passa orientações aos visitantes e banhistas para cuidarem do meio ambiente.
“A importância da reunião é para nós preservarmos e conscientizarmos os clientes, convidados, amigos que gostam de vi banhar, ver uma vista boa, brincar, se divertir de que a tem que ter um cuidado de preservar a natureza, de chegar, brincou, ajuntou o lixo, botou na sacola, levou para casa”, destaca.
Fleury Borges também mora e trabalha no balneário. Ele compartilha a expectativa que teve para a reunião e a importância dessa iniciativa para a comunidade local no cuidado com o meio ambiente.
“A gente já estava esperando esse momento de a Semma vir aqui passar um pouco mais de experiência para gente porque a gente que mora na beira do rio, às vezes a gente peca, às vezes sem querer e com essa orientação da Semma com certeza a gente vai poder preservar mais, cuidar mais, e a gente ter um espaço bem mais aconchegante para quem vem nos visitar”, avalia.
Para o mês de agosto, o DEA pretende levar alunos da rede municipal para realizar o plantio de árvores nas margens do rio, uma solicitação feita pela comunidade.
A reunião ocorre dentro da intensa programação do Eco Verão da Semma, uma série de ações de conscientização voltadas para os banhistas em praias e balneários da cidade. Durante o mês, a Semma realizou orientações aos banhistas, além do concurso “Praia Linda é Praia Limpa” a fim de premiar barqueiros, rabeteiros e donos de barracas com as melhores avaliações do público e boas práticas ambientais e de segurança. (Com Ascom PMM)