Uma clínica marabaense de reabilitação, junto com seus profissionais e praticantes da equoterapia, compôs uma pequena comitiva que desfilou orgulhosa pelas ruas de Marabá no último domingo, 17, durante a tradicional cavalgada da que marca a abertura da Exposição Agropecuária de Marabá (Expoama).
“A equoterapia é um tratamento que utiliza o cavalo como agente terapêutico”, explica Rafael Nunes, terapeuta ocupacional e coordenador da atividade. Na formação do grupo, quatro alegres crianças, praticantes do método terapêutico, fizeram o trajeto montadas em cavalos. Ao lado delas caminharam os seus pais e os colaboradores da clínica que tem a equoterapia como uma de suas terapias. Rafael contou à Reportagem do CORREIO que há três anos utiliza a equitação com seus pacientes.
“Os funcionários tiveram interesse (de participar da cavalgada), os familiares dos nossos clientes também e foi um grande trabalho em família para desenvolvermos isso aqui”, celebra o terapeuta. A ideia de participar do evento foi abraçada por todos eles e mesmo caminhando pelo acostamento e mantendo-se afastados da grande muvuca na via principal, a turma marcou presença na grande cavalgada.
Leia mais:SAIBA MAIS
A equoterapia é um método terapêutico que combina a equitação com práticas interdisciplinares, integrando as áreas de saúde e educação. A prática busca o desenvolvimento biopsicossocial de seus praticantes.
De acordo com a Associação Nacional de Equoterapia, a interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, os cuidados iniciais, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima. (Luciana Araújo)