O prefeito Sebastião Miranda Filho sancionou no último dia 30 de junho a Lei nº 18.138, que institui o Dia Municipal do DeMolay no Calendário Comemorativo de Marabá. Defendida pelo grupo na cidade, por meio do Capítulo Pedro Marinho de Oliveira nº 220, a homenagem foi aprovada com unanimidade pela Câmara Municipal de Marabá (CMM). A Ordem DeMolay é um grupo de rapazes mantido e patrocinado pela Maçonaria desde 1919.
A lei ordinária, assinada pelo prefeito Sebastião Miranda Filho, foi publicada no Diário Oficial dos Municípios do Pará no último dia 4 de julho. Ela é fruto da aprovação do Projeto de Lei Ordinária nº 52/2022, apresentado pelo vereador Pedro Corrêa Lima, presidente do Poder Legislativo de Marabá.
O Dia Municipal do DeMolay será celebrado em Marabá, anualmente, no dia 21 de maio, data de instalação do Capítulo, que recentemente completou 28 anos de atuação no município, trabalhando as virtudes do amor filial, reverência pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo.
Leia mais:Conforme o Mestre Conselheiro Vinícius Soares, líder do Capítulo Pedro Marinho de Oliveira nº 220, sediado na Loja Maçônica Firmeza e Humanidade Marabaense nº 6, a proposta de criação do Dia Municipal do DeMolay foi bem aceita pelos vereadores e logo recebeu a assinatura do prefeito.
“Esta homenagem era um sonho antigo de nosso grupo, mas foi esquecido por muitas gestões desde 2016, quando o então Mestre Conselheiro, Yan Amorim, apresentou um texto ao vereador Miguelito. Faltava, contudo, a vontade, o empenho e o impulso necessários para seguir adiante com a ideia. Defendemos esta iniciativa nesta Gestão 2022.1 e o resultado positivo está aí para toda a nossa comunidade ver”, destaca Vinícius Soares.
Vinícius revela ainda que, neste ano, o Dia Municipal do DeMolay será lembrado durante a sessão solene em homenagem ao Dia do Maçom, que está marcada para acontecer no dia 17 de agosto.
“Concordamos com o presidente Pedrinho em promover um trabalho com a Ordem DeMolay dentro da Sessão Solene do Dia do Maçom. O Capítulo será formalmente convidado e levaremos os nossos membros para participar do evento na sede do Poder Legislativo. É uma oportunidade ímpar de apresentar as nossas instituições – Maçonaria e DeMolay – para toda a sociedade local”, observa o Mestre Conselheiro.
SAIBA MAIS
Em Marabá, a Ordem DeMolay chegou em 1994, por meio do maçom e ex-prefeito Paulo Bosco Rodrigues Jadão, sendo instalado no dia 21 de maio daquele ano o Capítulo Pedro Marinho de Oliveira no 220, patrocinado pela Loja Maçônica Firmeza e Humanidade Marabaense n° 6.
Durante esses 28 anos de atuação em Marabá, a Ordem DeMolay tem contribuído de maneira significativa para a formação de vários membros, que hoje colaboram para o desenvolvimento da sociedade local.
Por meio do trabalho desenvolvido pela Ordem, os jovens são estimulados a discutir problemas e expressar suas ideias, desempenhando um trabalho social e construtivo, visando sempre ao amor fraterno e respeitoso entre eles e a sociedade.
Atualmente, a instituição é gerida em Marabá pelo Mestre Conselheiro e Ilustre Comendador Cavaleiro, Vinícius Soares; pelo Presidente do Conselho Consultivo, Ulisses Silva; e pelo Presidente do Colégio Alumni, Jhavas Luan, todos eleitos por seus pares para liderar os trabalhos em 2022.
No Brasil, o Dia Nacional do DeMolay é comemorado, anualmente, no dia 18 de março, data da morte do francês Jacques DeMolay, patrono da Ordem. A homenagem atende à Lei Federal nº 12.208/2010.
No Pará, são 28 Capítulos, que trabalham valores e o desenvolvimento pessoal dos jovens. Todos eles são jurisdicionados pelo Grande Conselho Estadual do Pará (GCE-PA).
(Texto: Divulgação/DeMolay Marabá)