A Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) inicia nesta sexta-feira (17) o funcionamento do seu Laboratório de Análise de Solo em Parauapebas. A solenidade que marca o início da atividade do laboratório acontece as 15 horas no campus da universidade, com a presença de alunos e professores da instituição, produtores rurais e técnicos agrícolas.
Uma das primeiras atividades do laboratório vai ser a análise de solo de pequenos agricultores apoiados pela Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempro), que já firmou parceria com a Ufra para essa finalidade. Segundo o secretário municipal de Produção Rural, Eurival Martins, este é mais um benefício disponibilizado pelo governo ao homem do campo. A análise de solo é fundamental para que o produtor consiga diagnosticar as condições de fertilidade e obter orientações corretas sobre os tipos de nutrientes que o solo precisa. A análise deve ser feita em laboratório especializado para garantir resultados verdadeiros.
Criado junto ao Campus de Parauapebas, o Laboratório de Solos é um importante recurso científico de desenvolvimento tecnológico, direcionado principalmente aos cursos de graduação em ciências agrárias: Agronomia, Engenharia Florestal e Zootecnia.
Leia mais:Sua infraestrutura conta com equipamentos como espectrofotômetro de chamas, destilador de nitrogênio, medidor de pH (phmetro), condutivímetro, entre outros, utilizados nos experimentos de análise química e física de solos e nutrição de plantas, prioritariamente. (Tina Santos)