Um roubo no município de Nova Ipixuna acabou em perseguição, troca de tiros e um ferido na noite desta sexta-feira (3). Os bandidos, sendo um identificado posteriormente como Edson Santana da Silva, realizaram a extorsão de uma quantia superior a R$200 em espécie, aparelhos eletrodomésticos, joias, relógios, botijão de gás e um veículo, usado na fuga. Edson usava uma tornozeleira de monitoramento e portava uma arma de fogo.
Por volta das 21h30, uma guarnição recebeu informações pelo Núcleo Integrado de Operações (NIOP), sobre um roubo a uma residência no município de Nova Ipixuna. Os dois assaltantes levaram diversos pertences das vítimas e fugiram com o veículo destes em sentido a Marabá. Policiais seguiram Edson e seu comparsa pela BR-222 e, em frente ao residencial Tiradentes, visualizaram ambos cruzando a viatura pela pista contrária.
Foi solicitado aos criminosos que parassem, mas mediante a fuga, um acompanhamento tático foi iniciado. Edson perdeu o controle do carro que trafegava em alta velocidade durante o encalço e acabou caindo fora da pista, em uma área de vegetação alta, momento esse em que uma troca de tiros deu continuidade ao acompanhamento tático.
Leia mais:Edson foi atingido por um dos disparos e seu cúmplice, até então não identificado, conseguiu fugir. No veículo, os policiais encontraram os objetos subtraídos e um revólver sob posse do ferido. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado, mas devido a demora, a própria guarnição levou o criminoso preso ao Hospital Municipal de Marabá, onde chegou com vida e com sinais vitais estáveis.
Edson estava com tornozeleira eletrônica e após ser atendido pelos médicos, foi apresentado na 21ª Seccional. Os pertences das vítimas foram entregues a elas. (Thays Araujo)