Correio de Carajás

Nave de Jeff Bezos leva segundo brasileiro ao espaço

Engenheiro de produção mineiro ganhou vaga em sorteio e se tornou o primeiro turista espacial brasileiro. Ele participou de voo suborbital de cerca de 10 minutos

Morador de Belo Horizonte, o engenheiro de produção Victor Hespanha, de 28 anos, tornou-se neste sábado (4) o segundo brasileiro a viajar ao espaço. Acompanhado de cinco pessoas, Hespanha participou de voo suborbital da companhia Blue Origin, que pertence ao bilionário Jeff Bezos.

A decolagem ocorreu às 10h26, na cidade de Van Horns, no estado americano do Texas. O voo durou cerca de dez minutos e alcançou a velocidade máxima de 3,7 mil quilômetros por hora. A cápsula com os seis passageiros pousou no interior do Texas por volta das 10h40.

Victor Hespanha: turista no espaço
A jornada de Hespanha ocorreu em uma época marcada pela corrida espacial de bilionários que querem investir cada vez mais no turismo fora da Terra e também na internet via satélite. É o caso da própria Blue Origin, de Bezos, e da SpaceX, de Elon Musk.

Leia mais:

Hespanha é engenheiro de produção e conseguiu seu lugar na nave depois de comprar um token não fungível (NFT), espécie de assinatura digital para objetos e arquivos virtuais, pela Crypto Space Agency (CSA) por R$ 4 mil. A CSA sorteou a viagem entre os compradores, e o mineiro levou.

“É muito grande. É muito forte. Não sei o que falar direito. Foi muito emocionante, indescritível, surreal. Enfim, vamos conversar muito ainda. Eu me lembro de olhar para o céu e ver as estrelas, essa curiosidade me fazia sonhar em ser um astronauta. Estou vivendo um sonho e represento esse sonho para mais de 200 milhões de brasileiros”, relatou pelas redes sociais.

Antes dele, o único brasileiro a ter ido ao espaço era o astronauta e ex-ministro Marcos Pontes, que em 2006 passou oito dias na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). Aquele era um voo orbital: Pontes decolou da base de Baikonur, no Cazaquistão, a bordo da nave russa Soyuz-TMA.

Blue Origin: decolagem

Este foi o quinto voo espacial da Blue Origin. A nave sobe até um pouco acima da Linha de Karman, a 100 quilômetros de altitude, definida como início do espaço sideral, e depois volta à Terra. Durante a descida, os passageiros têm a sensação de gravidade zero.

A nave não precisa de piloto para ir ao espaço. A decolagem ocorre na vertical, com a cápsula com os passageiros sendo lançada por um foguete. Três minutos depois do lançamento, o foguete se separa do módulo, que segue em direção à Linha de Karman. As duas embarcações retornam à Terra e podem ser usadas em outras missões. (com agência).

(Fonte: O POVO)