Em São Geraldo do Araguaia, mais 18 famílias receberam títulos definitivos dos lotes rurais onde moram, há mais de 20 anos. Os documentos foram entregues, na manhã desta sexta-feira (10) pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) a agricultores do Projeto de Assentamento Rural Tiracatinga, localizado na região da APA Araguaia, na Serra das Andorinhas. São 145 títulos definitivos entregues pela unidade de São Geraldo nos últimos 11 meses.
Além de produtores do PA Tiracatinga, participaram do evento o superintendente do Incra na SR 27, Valciney Gomes; o chefe da unidade avançada do órgão em São Geraldo, Leandro de Sá; o ex-superintendente da SR 27, Asdrubal Bentes; além de lideranças comunitárias e autoridades locais.
Com o título em mãos, o assentado José Vicente fez um resgate histórico da luta dos ocupantes dos lotes do PA Tiracatinga até o momento do recebimento do titulo definitiva dos lotes. Conforme ele, durante a trajetória de luta pela terra no PA Tiracatinga muitos pais de famílias morreram em busca de um lote para plantar e garantir o sustento da família.
Leia mais:Ouvido pelo CORREIO, José Vicente disse que o título representa a conquista de uma batalha de mais de 25 anos que os agricultores do PA mantiveram em busca da regularização fundiária da área.
“É um momento histórico para as famílias que chegaram nesse local na década de 1980. Com base na história de sofrimento vivida pelos agricultores dessa região, peço aos companheiros que chegaram recentemente neste PA para valorizar o título que hoje recebemos”, agradeceu Vicente.
A presidente da Associação do Projeto de Assentamento Tiracatinga (Asticum), Rosely Ventura, disse que a entrega dos documentos permanentes dos lotes torna realidade um sonho antigo dos agricultores do PA. “Estou feliz com esse momento. Esperávamos por isso há muito tempo”, agradeceu Rosely.
Incra
Também ouvido pela Reportagem, o superintendente do Incra, Valcinei Gomes, disse que a entrega dos 18 títulos definitivos aos assentados do PA Tiracatinga é gratificante do ponto de vista do órgão, sobretudo, da superintendência regional.
Já para o chefe da unidade avançada do Incra de São Geraldo do Araguaia, Leandro de Sá, a ação é mais uma das que estão previstas no plano de trabalho da unidade. Conforme Leandro, são 145 títulos definitivos entregues durante os 11 meses que ele está a frente do órgão em São Geraldo do Araguaia. Para Leandro, o momento é de festejar.
“É satisfatório ver a materialização de um trabalho que ajudei a começar e poder concluir em tão pouco tempo. Eu participei da faze inicial do processo desses títulos que estão sendo entregues hoje. Isso significa que temos uma equipe empenhada para ver o resultado do trabalho realizado”, declarou.
Autonomia fundiária
O ex-superintendente do Incra, Asdrubal Bentes, também participou do evento e disse ao CORREIO que se sente realizado em ver mais um assentamento garantindo sua autonomia fundiária. “Cerimônia de entrega de título de finitivo para agricultor me deixa muito feliz. Esse momento representa, para mim, a entrega de uma carta de ‘alforria’ para o produtor. Agora eles são proprietários de seus lotes. Participar de um momento desse é muito importante para mim”, ressaltou.
Calmap
Entre os documentos entregues no PA Tiracatinga, consta o título do lote onde a mineradora Camap (Indústria de Calcário do Pará) pretende explorar calcário dolomítico. Na ocasião, o diretor-presidente da mineradora, Wilson Holanda, também recebeu a carta de anuência para iniciar a instalação do equipamento de exploração do minério na região.
Indagado, ele falou sobre a necessidade do documento para iniciar implantação do empreendimento no município. “Cumprimos todas as exigências dos órgãos. A carta de anuência do Incra era o único documento que faltava para iniciar instalação do equipamento”, informou. (Nilson Amaral, freelancer)