A Netflix pode perder US$ 42 bilhões em valor de mercado nesta quarta-feira, depois que a gigante do streaming informou sua primeira redução do número de assinantes em mais de uma década, ao mesmo tempo em que se compromete a fazer uma série de mudanças em seus negócios para impedir um êxodo de clientes.
Na terça-feira, ao divulgar o balanço do último trimestre, a Netflix revelou uma perda de 200 mil assinantes da plataforma nos três primeiros meses do ano, a primeira vez que isso acontece desde 2011. Além disso, o serviço de streaming projetou que poderá encolher ainda mais, com a perda de dois milhões de clientes no segundo trimestre.
Com o anúncio, as ações da empresa despencaram mais de 27% no pré-mercado, estendendo sua queda este ano para 58%. Se as perdas persistirem, a Netflix está prestes a se tornar a ação com pior desempenho este ano nos índices de referência S&P 500 e Nasdaq 100.
Leia mais:— Um grande problema com a Netflix é que é muito fácil você abandonar o serviço — disse Russ Mould, diretor de investimentos da AJ Bell.
Os consumidores que sentirem o aperto da inflação estarão mais atentos às suas despesas e os serviços de streaming são uma maneira rápida de economizar dinheiro.
Empresa estuda modelo com publicidade, diz jornal
Em carta aos acionistas, a Netflix atribuiu a perda de assinantes a quatro fatores: desaceleração na adoção de banda larga e TVs inteligentes; compartilhamento de senhas entre residências, que a empresa acredita ser responsável por mais de 100 milhões de espectadores não pagantes; aumento da concorrência de TV a cabo e de transmissão tradicional e outros serviços de streaming emergentes; e fatores macroeconômicos como o aumento da inflação e a invasão da Ucrânia pela Rússia, à empresa a cancelar os serviços no país de Putin.
Segundo o jornal The Wall Street Journal, a Netflix estuda criar um modelo de assinaturas mais baratas com a exibição de publicidade juntamente com o conteúdo.
As ações da Netflix têm sofrido ultimamente, acumulando agora uma queda de 42% neste ano. As perdas superam em muito as perdas de 13% do índice Nasdaq 100, que reúne empresas de tecnologia, no período. Entre as empresas que compõem o índice, a Netflix tem a terceira pior performance do ano.
(Fonte: Extra)