O objetivo do Departamento Municipal de Trânsito Urbano (DMTU) é orientar motoristas e pedestres, e fazer autuações em casos de irregularidades. Contudo, a forma como os agentes estão agindo tem desagradado muitos moradores de São Domingos do Araguaia, que tem questionando a postura e a falta de clareza das fiscalizações e autuações no município.
Segundo denúncias, alguns agentes estão trabalhando encapuzados e com películas escuras nos veículos públicos, dificultando a visibilidade de quem está aplicando a infração.
Diante de várias queixas recebidas via WhatsApp, a Reportagem do Correio de Carajás entrou em contato com o vereador Wevertton Vicente Coelho, que detalhou a situação no município. “As pessoas estão se sentido acuadas. Alguns agentes do DMTU estão humilhando, multando e, o pior, correndo atrás do condutor, fazendo perseguição nas ruas”, reclama.
Leia mais:Ainda segundo o parlamentar, foi protocolado um documento na Câmara Municipal solicitando a retirada das películas dos veículos públicos. “Estamos sendo multados 24 horas por dia sem saber quem está aplicando o auto de infração. É o mínimo que nós pedimos, que retirem as películas dos carros oficiais. Nossa população merece respeito. Eles estão indo para a zona rural apreender motos, fazendo papel de polícia. Um absurdo”, conta, indignado, o vereador.
Ele diz, ainda, que tem circulado em redes sociais vídeos que mostram dois agentes do Departamento de Trânsito, uniformizados, em um veículo na companhia de mulheres ouvindo música. O vídeo foi gravado por uma das pessoas que estavam no banco de trás e não mostra se é o veículo do DMTU.
Segundo o vereador, ouvido pelo Correio de Carajás, a população de São Domingos do Araguaia está pedindo socorro e não aguenta mais a forma como alguns agentes do DMTU estão atuando na cidade.
(Ana Mangas)