Correio de Carajás

Repórter Correio

Aja radar!

Começaram a operar, nesta segunda-feira (4), mais 64 radares de controle de velocidade nas rodovias estaduais, para fiscalização do Departamento do Trânsito do Pará (Detran-PA). Segundo o órgão, os equipamentos são do tipo fixo, controladores e medidores de velocidade, a fim de fiscalizar o limite máximo de velocidade da via ou de ponto específico. Aqui no sul e sudeste do Estado, esses radares foram instalados na BR-222, em Marabá; na PA-275, em Curionópolis; na PA-160, em Canaã dos Carajás e em Parauapebas; na PA-287, em Conceição do Araguaia; PA-411, em Santana do Araguaia e na PA-279, no município Água Azul do Norte.

Novos prefeitos

Leia mais:

Os eleitores de três municípios voltaram às urnas neste final de semana para eleger prefeitos e vice-prefeitos. As eleições suplementares foram realizadas por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após os vencedores nas eleições municipais de 2020 terem sido cassados pela Justiça Eleitoral por irregularidades na campanha.

Novos prefeitos II

Em Garibaldi (RS), o prefeito eleito foi Sérgio Chesini (PP), que obteve 81,19% dos votos válidos. Em Agudos do Sul (PR), foi eleito Jesse Zoellner (PP) com 52,56% dos votos válidos. Em Japaraíba (MG), Écio Veloso (PCdoB) obteve 50,16% dos votos e comandará a cidade. Os novos eleitos vão ocupar as prefeituras até dezembro de 2024. Em março, os eleitores de Itatiaia (RJ) e Murici das Portelas (PI) também voltaram às urnas após os prefeitos eleitos em 2020 terem sido cassados.

Estava morto

A Polícia Civil informou que foi registrado pela Delegacia do município de Jacareacanga o caso de um homem que, ao tentar tirar 2ª via dos documentos, descobriu que estava registrado como falecido na Justiça Eleitoral. O fato foi divulgado pelo Giro Portal, no último final de semana. A polícia explicou que a ocorrência seguirá para o município de Itaituba – onde a certidão de óbito foi tirada – para que possa ser investigado.

Troca

Como adiantado por esta coluna, ainda na noite de sexta-feira (1º), em edição extra do Diário Oficial do Estado, foram publicadas as portarias de exoneração, marcando a saída de doze secretários do governo Helder Barbalho. Todos deixaram suas funções no governo para estarem aptos a concorrer a cargo eletivo nas Eleições de 2022. Aqui na Secretário Regional de Governo do Sudeste do Pará, João Chamon Neto indicou o nome do seu sucessor e o governador aceitou. Será o ex-deputado Wandenkolk Gonçalves, de Itupiranga.

Estados

Governadores de seis estados brasileiros renunciaram aos cargos na última semana. De acordo com a lei eleitoral, com exceção dos que vão disputar a reeleição, quem pretende entrar na disputa por uma vaga no Legislativo este ano precisa se desincompatibilizar do cargo público até seis meses antes do primeiro turno da eleição, que será em 2 de outubro.

Estados II

Dos seis nomes que deixaram os cargos, quatro são do Nordeste e vão disputar uma vaga no Senado: Em Alagoas, Renan Filho (MDB); no Maranhão, Flávio Dino (PSB); no Piauí, Wellington Dias (PT) e no Ceará, Camilo Santana (PT). Além deles, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), pré-candidato à presidência da República e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), ainda sem definição sobre qual cargo disputará, deixaram o posto mais alto do Executivo em seus estados. Os vices assumem os cargos até o fim dos mandatos.

Alerta

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu nesta segunda-feira (4), um alerta laranja de chuvas intensas com grau de potencial “perigo” para o estado do Pará, nas regiões Nordeste Paraense, Metropolitana de Belém, Sudeste Paraense e Baixo Amazonas. O alerta tem validade de 24 horas e deve seguir até as 10 horas desta terça-feira (5).

Previsão

De acordo com a previsão do Inmet, nos municípios de Marabá, Itaituba, Aveiro, Santarém, Tucuruí, Rurópolis e Belterra, a previsão é de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia. Já em Barcarena, Belém, Benevides, Bom Jesus do Tocantins, Bonito   Bragança, Breu Branco, Breves, Bujaru, Cachoeira do Arari, a previsão é de chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora, podendo chegar a 100 milímetros por dia, com ventos intensos entre 60 e 100 quilômetros por hora.

Enchente

Após registrar subida quase ao nível dos 12 metros, o Rio Tocantins voltou a recuar, também de forma rápida e ontem retrocedeu a marca de 11,54 metros acima do normal. A máxima havia sido 11,90 no dia 1º de abril. Um alento para os moradores das áreas baixas neste dia de aniversário do Município.