Na tarde desta quarta-feira (16), às 16 horas, em Marabá, acontece grande ato público dos servidores e servidoras federais da Educação, que paralisam as atividades para reivindicar por direitos da categoria, e também dos estudantes da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e outros setores da sociedade. O ato será em frente à Unidade I (Folha 31 da Nova Marabá) da universidade.
Dentre as pautas do movimento, os servidores reivindicam reajuste salarial em 19,9% (o último aconteceu em 2017); condições do Restaurante Universitário da Unifesspa, que atualmente é o mais caro do Brasil; e o transporte universitário gratuito.
A categoria também pauta os cortes sofridos pela Educação em nível nacional e a quantidade escassa de transporte público que faz a linha entre os campi. Na discussão, entra também a educação pública gratuita e de qualidade.
Leia mais:Além dos professores e técnicos administrativos da Unifesspa, estarão presentes representantes do Sindicato Nacional dos Servidores da Educação (Sinasefe), Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino Superior no Estado do Pará (Sindtifes), Sindicato dos Docentes da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Sindiunifesspa), Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), Levante Popular da Juventude, Vamos à luta e Coletivo Juntos. (Luciana Araújo)