Um carregamento com 62 mil litros de álcool combustível hidratado, transportado sem nota fiscal, foi apreendido pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa). A apreensão ocorreu na sexta-feira (11), no Posto Fiscal da unidade Araguaia, em Conceição do Araguaia, na região sul do Pará, nas proximidades da divisa com o Estado do Tocantins. Segundo a Sefa, a carga é avaliada em R$ 352 mil.
Segundo informou o órgão estadual, o condutor do caminhão, que foi parado na coordenação de Araguaia, na Rodovia PA 287, cerca de 15 quilômetros da área urbana de Conceição do Araguaia, informou aos fiscais que a origem da mercadoria era a cidade de Porto Nacional, na região central do Tocantins, que o destino seria vendas diversas, no sistema porta a porta, ou seja, sem destinatário certo no Pará.
“Toda mercadoria destinada a vendas, quando é deslocada, deve ser acompanhada de nota fiscal”, explicou o coordenador da unidade Araguaia, Marcelo Dias. Segundo ele, é raro a mercadoria em trânsito viajar sem nota fiscal. “Mas ainda vemos casos em que há uma tentativa de burlar o pagamento do imposto sem a emissão do documento fiscal”.
Leia mais:Conforme informou a SEFA, O Termo de Apreensão e Depósito (TAD), no valor de R$ 131 mil, referente ao ICMS e multa foi pago, e a mercadoria liberada. (Delmiro Silva, com informações de Agência Pará)