Correio de Carajás

Turistas morrem em nevasca no Paquistão

Cerca de 1.000 carros ficaram presos numa região montanhosa, e governo afirma que pelo menos 22 pessoas morreram dentro dos veículos, entre elas dez crianças.

Um engarrafamento para acompanhar uma tempestade de neve no norte do Paquistão causou a morte de dezenas de turistas presos em seus veículos neste sábado (8).

Segundo as autoridades, são 22 mortos, incluindo dez crianças. A maioria faleceu por hipotermia.

Entre os casos está o de um policial de Islamabad que morreu juntamente com outros sete membros de sua família, segundo a agência Associated Press.

Leia mais:

A rara tempestade de neve na cidade montanhosa de Murree, localizada a 64 km da capital Islamabad, atraiu mais de 100 mil automóveis nos últimos dias para assistir ao evento. O enorme volume deixou cerca de 1 mil carros presos em uma estação da região.

O governo declarou estado de calamidade na cidade. Exército e forças paramilitares foram destacados para ajudar nas operações de resgate e as autoridades forneceram alojamento em escolas e prédios administrativos para aqueles que conseguiram sair das estradas engarrafadas.

“Pela primeira vez em 15 a 20 anos, esse grande número de turistas lotou Murree, o que criou uma grande crise”, disse o ministro do Interior do Paquistão, Sheikh Rashid Ahmed, em uma mensagem de vídeo.

 

O primeiro-ministro Imran Khan disse que ficou em choque com as “mortes trágicas” dos turistas. “Ordenamos a investigação e estabelecemos regras rígidas para garantir a prevenção de tais tragédias”, disse Khan no Twitter.

A nevasca, que começou na noite de terça-feira (4), continuou em intervalos regulares, atraindo milhares de turistas. Na noite de sexta-feira (7), o governo havia anunciado o fechamento de todas as estradas que levam ao local para impedir o fluxo adicional de turistas.

Devido ao grande número de visitantes, muitas famílias acabaram ficando presas nas estradas. Segundo a AFP, a polícia informou que ao menos seis pessoas morreram congeladas. (G1)