Correio de Carajás

Do Sítio do Picapau ao futevôlei na praia

Karen Alencar ainda era criança quando o pai, Carlos Santos de Alencar, comprou uma quadra inteira no Bairro Liberdade, em Marabá, e a transformou em chácara, batizando o local de Sítio do Picapau Amarelo. Com tantas árvores e pássaros ao redor, Emília (Karen) cresceu ali em companhia dos irmãos Pedrinho (Rafael) e Narizinho (Karla). Com quadras de vôlei e futevôlei construídas no sítio, o trio encontrou o ambiente perfeito para crescer praticando as duas modalidades, embora ela também jogue muito bem futebol.

E do sítio, os meninos passaram a jogar em outras quadras e Karen acabou ganhando mais destaque, tanto no voleibol quanto no futevôlei, esta última a especialidade do pai, que reinou absoluto nas areias de Marabá por mais de 20 anos.

No último final de semana, Karen, agora com 33, foi vice-campeã da competição promovida pela Prefeitura de Marabá na Praia do Tucunaré, com a participação de 32 duplas masculinas, sendo apenas elas de mulher. E foi com classe, técnica e experiência que ela e o parceiro Klevisson Renan Paixão (Gordinho) derrotaram um a um os adversários e chegaram à final da categoria A sem nenhum espanto para os concorrentes, que já conheciam sua capacidade.

Leia mais:

Embora tenha jogado sem o conhecimento de seu fisioterapeuta – ela recupera-se de uma lesão no joelho – Karen tinha na arquibancada todo o apoio dos pais, irmãos e de diversos amigos que sabem que ela é uma atleta humilde, que age com fair play e está sempre disposta a ensinar.

E por falar em ensinar, ela mesma ensinou e treinou seu atual parceiro, Gordinho, companheiro de quadra há muitos anos. Continua com a pedagogia do esporte, passando seus conhecimentos para alguns adolescentes, de forma gratuita.

Ela já participou de competições com Gordinho em Tailândia, Belém, Parauapebas, Imperatriz-MA, Brasília-DF, Caldas Novas-GO e em Goiânia-GO.

A dupla que os venceu no último final de semana, Fernando Lira e Everton, demonstrou grande entrosamento, mas já havia caído para os marabaenses em 2016, em outra competição, realizada na Capital do Minério.

Após várias partidas eliminatórias atropelando os oponentes no sábado e domingo, os finalistas fizeram o confronto por volta de 16h30. Eles brindaram a expressiva torcida que compareceu às arquibancadas cobertas com uma aula de bom futevôlei. A velocidade do jovem Everton combinava com a experiência e equilíbrio de seu parceiro Fernando Lira, de 45 anos de idade. Do outro lado da rede, Karen e Gordinho também tinham suas armas. A força e altura do rapaz combinavam perfeitamente com a leveza, sutileza e toque de bola refinado da única mulher na competição.

O jogo, como era de se esperar, foi equilibrado do começo ao fim, com as duas duplas se revezando à frente do placar. Na reta final, porém, depois de sucumbir duas vezes – uma para atendimento de Karen, que jogou com o joelho lesionado e depois com duas câimbras nas panturrilhas de Gordinho – Fernando Lira e Everton administraram o jogo e encaminharam a vitória. A dupla Vitor Barros e Juninho completou o pódio e ficou em terceiro lugar. Todos receberam premiação com troféus e dinheiro.

Prestes a completar 46 anos de idade (aniversaria em agosto), Fernando exibe corpo condizente com a sua idade e só acredita que ele joga em excelente nível técnico quem o vê em quadra. Em 26 anos de futevôlei, o “coroa” já jogou no Amazonas e Roraima e venceu competições em várias partes do País. Atualmente, disputa a Liga Maranhense e a Copa Pará, representando Parauapebas, com o apoio do Docenorte.

Já seu parceiro, Everton Tenório, tem 28 anos de idade, começou a jogar aos 15 anos nas praias de Maceió-AL, e está morando em Parauapebas há um ano, onde trabalha no TRT (Tribunal Regional do Trabalho). Juntos, já disputaram três competições: no dia 10 de maio deste ano foram campeões de um torneio em celebração ao aniversário daquele município; em 6 de junho foram vice-campeões do torneio Arena Beach, em Canaã dos Carajás; e agora venceram a Copa Tucunaré, em Marabá, da qual são bicampeões.

O atleta destaque no futevôlei foi Fernando, de Moju, enquanto Karen foi coroada como “Rainha da Praia” por sua bela performance ao longo da competição.

VOLEIBOL

No voleibol, também disputado no final de semana, os campeões foram os marabaenses Rômulo e Tavares, que disputaram a partida final contra Maxilam (Parauapebas) e Santiago (Marabá).

A Copa Tucunaré é organizada pela Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), que montou uma arena bem estruturada na praia. Neste final de semana, duas redes foram montadas para acelerar as disputas de voleibol e futevôlei, com duas arquibancadas, água gelada para os atletas e chuveiros.

No próximo final de semana, o último das férias de julho, a arena da Praia do Tucunaré vai receber torneio de handbeach e ainda Open de Fisiculturismo, além de ginástica funcional e zumba, que ocorrem todos os domingos. (Da Redação)