O comprovante de vacinação contra a covid-19 será exigido para o acesso ou a permanência de pessoas em quaisquer eventos ou atividades de caráter público ou privado no município de Conceição do Araguaia, na região sul do Estado. A medida está prevista no Decreto número 324/2021, emitido nesta quinta-feira, 25, pelo prefeito Jair Martins (MDB). O objetivo, segundo o gestor municipal, é conter o avanço dos casos de covid-19, que voltaram a aumentar consideravelmente no município e região.
Conforme o Decreto, o acesso e a permanência em estabelecimentos e serviços do setor de eventos públicos ou privados, inclusive esportivos, com 20 pessoas ou mais, assim como nas repartições ou órgãos públicos da administração municipal, incluindo escolas ou creches, será condicionado a apresentação do comprovante de vacinação contra a covid-19 (1ª e 2ª dose ou dose única). A comprovação poderá ser feita mediante apresentação de comprovante impresso ou digital, disponível na plataforma ConectaSus.
Segundo o texto, a determinação se estende integralmente aos trabalhadores, colaboradores ou organizadores de eventos, shows ou quaisquer atividades com a presença de público. Também será aceito o teste negativo de covid-19 de até 72 anteriores. Quem desrespeitar as determinações estará sujeito a interdição e/ou multa, conforme o Decreto 120/2020. A fiscalização será realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Diretoria de Vigilância em Saúde, com apoio das forças de segurança pública.
Leia mais:Conforme o boletim dessa quinta-feira, 25, da Secretaria Municipal de Saúde, Conceição do Araguaia contabiliza 4.639 casos confirmados de covid-19; 4.440 recuperados e óbitos 99 óbitos em decorrência de complicações provocadas pelo vírus. Conforme o boletim, neste mês de novembro já foram registrados 3 óbitos – o último caso de morte em decorrência do vírus no município havia sido registrado no dia 8 de setembro desse ano. (Delmiro Silva)