Correio de Carajás

Pai denuncia Prefeitura de Marabá após 3 meses aguardando consulta com pediatra

Atualização 18 de fevereiro de 2022 por

Há cerca de três meses, Oberdan da Silva Andrade tenta uma consulta com um médico pediatra em Marabá para o filho, Noah Vinicio dos Santos Andrade, de apenas oito meses.

Com o descaso e a falta de atendimento, o genitor decidiu denunciar o município de Marabá junto ao Ministério Público do Estado do Pará para que assim, consiga que o filho possa ser atendido em uma Unidade Básica de Saúde.

Leia mais:

Noah nasceu no Hospital Materno Infantil no dia 11 de março de 2021 e foi diagnosticado com uma má formação no crânio e um nódulo na orelha. De acordo com o pai, eles decidiram aguardar três meses para ver se a situação se normalizava. Contudo, algum tempo depois perceberam que o crânio visivelmente possui uma deformidade.

Ao levar Noah para uma consulta no Centro de Saúde Amadeu Vivacqua, no Bairro do São Félix, onde a família reside, foi solicitado que o menor realizasse um exame de ultrassom e passasse por um atendimento com um médico pediatra.

Desde então, as consultas são marcadas e remarcadas, somando quatro tentativas sem nenhuma justificativa plausível para o não atendimento.

Os pais temem pela saúde da criança e desejam que o menor seja avaliado por um médico pediatra o mais rápido possível.

Jane Cleide Silva Souza, promotora de justiça titular da 10ª PJ da Infância e Juventude de Marabá, encaminhou uma recomendação à Secretaria Municipal de Saúde para que, no prazo de sete dias, o agendamento de Noah seja realizado.

PREFEITURA

Procurada pela Reportagem do CORREIO, a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Marabá enviou a seguinte nota: “Atendendo às recomendações do Ministério Público e por se tratar de um caso raro e que exige uma complexa e qualificada equipe para este tratamento, a Secretaria de Saúde já está em tratativas para o passo a passo da resolução deste assunto. Hoje, 24, às 13h, o Noah terá um atendimento com um pediatra no Centro de Especialidades para que, daí, possam ser traçadas todas as próximas etapas do tratamento”.