O Centro de Convenções Carajás, em Marabá, foi palco para a 5ª Conferência Municipal de Educação, realizada nos dias 16 e 17 de novembro, com a participação de 300 profissionais da área da educação de Marabá, bem como de outros municípios, para ampliar os conhecimentos na área.
A Conferência reuniu representantes de 200 escolas do município, 10 entidades de ensino superior e representante da 4ª Unidade Regional de Educação. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Educação e Conselho Municipal de Educação com apoio do Conselho Nacional de Educação e Fórum Nacional de Educação. “Foram dois dias de grandes discussões para elaboração de Plano Municipal. É um momento de grande responsabilidade, pois o plano é um projeto de formação dos sujeitos que habitam essa cidade. Discutimos demandas de forma responsável para elaborar um projeto que seja viável para que tenhamos uma cidade cada vez melhor”, destacou Orlando Morais, secretário adjunto de Educação.
Um dos objetivos do encontro foi avaliar os avanços e metas alcançados e os desafios colocados durante a implementação do Plano Municipal de Educação (PME) do decênio 2014/2024, bem como formular o novo PME (2024/2034) com propostas que visem ao fortalecimento do plano, no sentido de garantir qualidade e acesso à educação para os mais de 48 mil alunos atendidos pela rede municipal.
Leia mais:“Discutimos os novos desafios para a educação e avaliar o que foi construído no plano de 2014 até agora, pois ninguém imaginava que iríamos ter uma pandemia e isso aguçou muito o entendimento de educação e a busca de novos conhecimentos para aplicação em educação e hoje essa conferência traz novidades e consolida grandes coisas que foram realizadas durante esse processo”, enfatizou Luciano Lopes Dias, vice-prefeito de Marabá.
A professora Maria Helena Guimarães de Castro, presidente do Conselho Nacional de Educação e criadora do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), foi a primeira palestrante do evento. “Entendo que o país está saindo de uma pandemia e as escolas ficaram muito tempo fechadas, então o ponto de partida para pensar o futuro deve ser o contexto da pandemia, pois as desigualdades aumentaram e as dificuldades de aprendizagem também, então é importante pensar o futuro com objetivo de se fazer uma transição para recuperação dos alunos e depois um projeto estruturante a longo prazo”, destacou.
Durante os dois dias, os educadores discutiram eixos e subeixos a partir de temas, como a avaliação das diretrizes e metas, em que serão discutidos a valorização do profissional de educação, inclusão, equidade e a qualidade. Além da discussão do tema “Uma escola para o futuro e a inserção de novas tecnologias e articulação com o Sistema Nacional de Educação”.
A professora Maria Manderlet Padovani, presidente do Conselho Municipal de Educação de Belém e Presidente da Câmara de Educação Básica do Pará, apresentou a palestra “As 10 Diretrizes e 20 Metas do Plano Nacional de Educação”, em que foram discutidos os novos cenários da educação pós-pandemia. “É um momento difícil, pois estamos saindo de uma pandemia e as incertezas surgem. Mas na verdade temos um cenário muito complexo, com abandono de alunos das salas de aula e o que pensar para o futuro. Neste contexto, a nossa missão é difícil e minha contribuição é mostrar o que foi bem e o que não foi exitoso neste decênio”, destacou.