Desde o início da noite de ontem as duas carretas consultório do Instituto Miguel Chamon estão na Folha 33, posicionadas em frente à praça central do bairro, para um dia inteiro de atendimento médico gratuito à população neste sábado (13). A procura é tão grande pelo acesso a tais serviços que as filas começam já no dia anterior, atrás de senhas.
Ontem já havia grande fila se formando no local para guardar vaga atrás de atendimento. Trata-se de uma ação sem precedentes na história desta região pelo tamanho e o alcance das pessoas beneficiadas.
A passagem anterior foi pela Folha 16, em frente ao Ginásio, onde os últimos atendimentos aconteceram nesta sexta-feira. Eles tiveram acesso a consultas com clínico geral, dentista, exames de ultrassonografia, consulta de vista e ainda vão ganhar os óculos, sem custo.
Leia mais:Maria da Consolação Queiroz da Silva, 66 anos, estava guardando lugar na fila, na Folha 33, desde às 16 horas de ontem. Disse que estava disposta a virar à noite pela consulta de vista e para ganhar os óculos do instituto. “Não estamos numa situação fácil nesse país para conseguir atendimento. Mas preciso muito e vale a pena esperar para conseguir. É caro um atendimento desse particular. Sou aposentada e o nosso dinheiro dá mal para comer”, relatou.
Morador do bairro, José Pereira dos Santos, o Zezão, era um dos dispostos a dormir na fila e estava ajudando a organizar os demais populares, antes da chegada da equipe do instituto. “Essa ação chegou na hora certa. Depois dessa pandemia tem muita gente doente, precisando de coisas boas. Esse atendimento é muito bem-vindo”, disse.
Com um sorriso no rosto, Maria Cardoso Miranda, 64 anos, da Folha 33, estava indiferente ontem à espera que ainda teria de encarar, mas feliz pela perspectiva de atendimento com clínico geral para a neta adolescente. “Eu acho ótimo (esse trabalho), pois vai desafogando os postos de saúde. Muita gente não tem condição de pagar uma consulta. É caro. Esse trabalho do Chamonzinho é ótimo”, declarou.
ATENDIMENTO
As senhas para consultas – clínica geral, oftalmologia, odontologia e exames de ultrassom – começam a ser entregues sempre a partir das 6 horas da manhã, por ordem de chegada.
O serviço mais procurado é realmente o exame de vista, além da oportunidade de receber lente e óculos de graça, ainda podendo escolher a armação entre vários modelos disponíveis. O instituto leva de 30 a 40 dias para a entrega dos óculos completos.
INSTITUTO
O Instituto Miguel Chamon é uma iniciativa do hoje deputado estadual Wenderson Chamon (Chamonzinho), quando ele ainda era vereador em Curionópolis, em 2003. A entidade, que leva o nome do avô do parlamentar, inicialmente oferecia serviços de capacitação profissional e assistência em saúde. Chegou a formar 1.200 jovens em cursos de informática.
Entre 2008 e 2016, o Instituto esteve sob a gestão do município. O parlamentar, que era o prefeito na época, transformou a entidade em um posto de saúde.
Em 2019, a entidade inaugurou nova sede naquela cidade, na Rua das Palmeiras, e passou a contar com convênio com o Governo do Pará para o atendimento itinerante que hoje é realizado em larga escala.
A ação tem o apoio institucional do Grupo Correio de Comunicação. (Da Redação)