Depois de passar pelo Núcleo São Félix e pelos bairros Nossa Senhora Aparecida e Araguaia, mas conhecidos como “Fanta” e “Coca”, as carretas do Instituto Miguel Chamon estacionaram nesta quinta-feira (11) na frente do Ginásio Poliesportivo da Folha 16, no Núcleo Nova Marabá, onde vão permanecer até esta sexta-feira (12).
Os atendimentos são gratuitos para os moradores daquela região que buscam consultas com clínico geral, dentista e oftalmologista, exames de ultrassom e a doação de óculos de grau.
Ansiosas pelo atendimento, centenas de pessoas que esperavam há meses na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) foram em busca do serviço. É o caso de Meriane Melo dos Santos, moradora da Folha 35, que procurou um exame de ultrassom.
Leia mais:De acordo com ela, o atendimento foi rápido e bastante satisfatório, pois aguardava desde o dia 27 de setembro para ser atendida no postinho que frequenta, sem expectativa de quando seria realizado o exame. “Eu estava esperando o postinho, mas nunca me chamaram, então aproveitei a oportunidade do atendimento que estava acontecendo aqui”, diz.
Ela relatou, também, que a ação chegou em boa hora, pois muitas pessoas precisam de atendimento médico, mas a espera pelos meios convencionais acaba prejudicando aqueles que não têm condição financeira para pagar por exames e consultas.
Os elogios não acabam por aí. Francisca da Silva Prado era só sorrisos após sair da consulta com o oftalmologista, área mais procurada pelos moradores atendidos. Moradora da Folha 12, ela chegou ao local na noite anterior, 19 horas de quarta-feira (10), para conseguir senhas para ela e o marido logo cedo.
Conforme Francisca, os atendimentos dos médicos aconteceram de forma positiva e tranquila. “Tem sido muito bom para a população e entrego na mão do Senhor para que a cada dia mais possa acontecer ações como esta, pois muitas pessoas precisam e necessitam”.
Grávida, Maria Francisca Alves dos Santos também aproveitou a oportunidade de ser examinada. “Eu fiz a minha (ultrassom) agorinha e achei muito bom, eu ia ter que pagar uma, mas aproveitei que essa era de graça e vim fazer’’. Ela se disse aliviada ao saber como estava o bebê que carrega no ventre. “Deu certo, o meu bebê está bem, o coração está batendo normal e está com o tamanho certo. Eu só tenho que agradecer ao Instituto Miguel Chamon por essa, pois eu economizei R$ 120”.
Os atendimentos em frente ao Ginásio Poliesportivo da Folha 16 seguem até esta sexta-feira (12), mas no sábado (13) as carretas se deslocam para a praça da Folha 33, onde passarão o dia. Para se consultar é simples, basta levar o RG e comprovante de residência para receber uma senha, distribuída logo cedo pela manhã. (Henrique Garcia)