O Pará teve o quarto maior número de mortes violentas no País em maio de 2018. De pelo menos 3.346 vítimas em todo o país, o estado teve 10%, com 353 mortes. É o que mostra o mapa criado pelo site G1, uma ferramenta que permite o acompanhamento dos dados de vítimas de crimes violentos mês a mês no país. O número de vítimas é ainda maior que esse – isso porque a estatística não comporta os dados totais de cinco estados, que não divulgam todos os números.
Em números totais de crimes violentos, o Pará ficou atrás de Pernambuco, com 355; Ceará, com 372; e Rio de Janeiro, com 434 mortes. Em relação ao índice por cem mil habitantes, o Pará (4.20) ficou em terceiro lugar, seguido pelo Acre (4.40) e por Roraima (4.70) neste mês.
Entre janeiro e maio de 2018, o estado teve 1.713 casos, o que representa 8% de pelo menos 21.305 das vítimas em todo o Brasil neste período. No primeiro trimestre, o Pará também registrou 8% das mortes no país. Entre ao menos 11.578 vítimas no período, 968 foram mortas no Pará.
Leia mais:Os números consolidados até agora contabilizam todos os homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, que, juntos, compõem os chamados crimes violentos letais e intencionais.
O dado – inédito – contabiliza todos os homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, que, juntos, compõem os chamados crimes violentos letais e intencionais. (Fonte: G1)