Correio de Carajás

Sefa apreende carreta com manganês ilegal em Carajás

Minério apreendido no Km 9 da rodovia Transamazônica tinha como destino a cidade mineira de Sete Lagoas

Atualização 3 de setembro de 2021 por Carol de Souza

Servidores da Secretaria da Fazenda do Pará (Sefa) lotados na Coordenação de Mercadorias em Trânsito de Carajás, com sede em Marabá, apreenderam, na última quinta-feira (02), uma carreta com 32 toneladas de minério, oriunda de Senador José Porfírio, no Pará, com destino à cidade mineira de Sete Lagoas.

A apreensão ocorreu no km 9 da rodovia Transamazônica, sudeste do estado.  A equipe de fiscalização abordou a carreta que transportava manganês, e na verificação da documentação percebeu-se a falta de  idoneidade da empresa e da documentação. “Além da empresa ser uma madeireira, e não exercer a atividade de comercialização de minério, foi constatada a simulação do pagamento do ICMS, e a ilegalidade do produto”, explicou o coordenador da unidade fazendária, Gustavo Bozola.

Leia mais:

“Como a mercadoria é ilegal, a Sefa não fez autuação referente ao ICMS, e comunicou à autoridade competente para entregar a mercadoria. De imediato acionamos a Polícia Federal, com quem temos uma parceria na fiscalização, e a carreta foi encaminhada para as medidas cabíveis”, concluiu o fiscal de receitas. (Agência Pará)