O 23º Grupamento de Bombeiros Militares (GBM) de Parauapebas iniciou nesta segunda-feira (9) um curso de Combate a Incêndios Florestais, tendo a aula inaugural ministrada no hall de um hotel do Bairro Rio Verde. Um total de 43 membros do grupamento realizarão a formação pelos próximos dias.
Em entrevista ao Portal Correio de Carajás, o tenente Moreira, coordenador do curso em 2021, ressaltou a importância da atualização para o GBM em um estado como o Pará, onde a função do bombeiro militar se estende para fora da zona urbana dos municípios. Ele também tratou das dificuldades encontradas pelos combatentes do fogo nos períodos de estiagem em Parauapebas.
“Nada mais justo que trazermos o curso para os bombeiros do município, onde o combate aos incêndios florestais se intensifica no atual período [de estiagem]. Saber as especificidades da topografia, vegetação e clima amazônicos é crucial, e Parauapebas lidera com mais focos de incêndio no estado”, constatou o tenente.
Leia mais:A preparação para lidar com os incidentes acontece dia após dia, como explica Moreira, no entanto o curso funcionará como uma especialização para o combate às queimadas nas zonas florestais, que se tornam mais comuns com o avanço do tempo seco ao longo da estação. (Juliano Corrêa – com informações de Ronaldo Modesto)